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Title: Método de avaliação do desempenho térmico de edifícios comerciais e residenciais em Light Steel Framing.
Authors: Gomes, Adriano Pinto
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Henor Artur de
Keywords: Estruturas metálicas - estrutura de aço leve
Modelos matemáticos
Arquitetura e clima
Conforto térmico
Issue Date: 2012
Citation: GOMES, Adriano Pinto. Método de avaliação do desempenho térmico de edifícios comerciais e residenciais em Light Steel Framing. 2012. 147 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Abstract: O sistema Light Steel Framing (LSF) foi introduzido no Brasil no final da década de 90, quando algumas construtoras começaram a importar kits pré-fabricados dos EUA para montagem de casas residenciais. O sistema LSF está passando por um processo de desenvolvimento técnico e de aceitação no mercado da construção civil nacional, mas ainda existem deficiências no projeto, no detalhamento e na execução dos sistemas complementares de fechamento. A avaliação do desempenho térmico de edificações em LSF no programa EnergyPlus pode ser realizada considerando métodos que incluem ou não a estrutura de aço na simulação numérica. Dependendo do método adotado, os resultados das cargas térmicas e da temperatura interna dos ambientes podem superestimar o desempenho térmico da edificação. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método específico para avaliar o desempenho térmico de edificações em LSF, naturalmente ventiladas ou condicionadas artificialmente, considerando os efeitos das pontes térmicas em uma análise global. O método das Propriedades Térmicas Combinadas foi utilizado como base para considerar os efeitos dos perfis de aço em simulações numéricas no programa EnergyPlus. Foram realizados estudos de caso para exemplificar a aplicação do método e discutir parâmetros importantes na simulação de edificações. Observou-se que nas edificações residenciais naturalmente ventiladas não houve diferenças significativas entre os resultados da simulação considerando ou não os efeitos das pontes térmicas. No entanto, a aplicação do método em estudos de caso de edificações condicionadas artificialmente mostrou que, ao se aumentar a diferença de temperatura entre o interior e exterior da edificação por meio do acionamento do sistema de condicionamento de ar, os efeitos das pontes térmicas foram mais significativos, chegando a representar uma variação no pico da carga térmica em cerca de 10%.
metadata.dc.description.abstracten: The Light Steel Framing system (LSF) has been introduced in Brazil in the late 90s, when some builders started importing prefabricated kits for the assembly of residential houses in the U.S. The LSF system is undergoing a process of technical development and market acceptance of national construction, but there are still design deficiencies, when it comes to detailing and executing supplementary closing systems. The thermal performance evaluation of buildings in Light Steel Framing using EnergyPlus can be performed considering methods to include or not the light steel structure in numerical simulation. Depending the adopted method, the results of thermal loads and local internal temperature may overestimate the thermal performance in the building. The purpose of this research is to develop a specific method for thermal performance evaluating of buildings in LSF, naturally or artificially conditioned, considering the thermal bridges effects in a global analysis. The method of Combined Thermal Properties was used as a basis considering the metal profiles effects in numerical simulation program EnergyPlus. Some case studies are considered to illustrate the method application and discuss important parameters in the simulation program used in buildings. It was observed that in naturally ventilated residential buildings there were no significant differences between the simulation results considering whether or not the effects of thermal bridges. However, considering in case studies of artificially ventilated buildings, the method showed that when the temperature difference between inside and outside the building using the air-conditioning system increases, the thermal bridges effects were more significant, coming to a variation in the thermal load around 10%.
Description: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6032
metadata.dc.rights.license: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Autorizo a UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral da publicação supracitada, de minha autoria, em meio eletrônico, na BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no formato especificado, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade a partir desta data.
Appears in Collections:PROPEC - Doutorado (Teses)

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