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Title: Promoção da aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em Territórios da Cidadania de Minas Gerais e Espírito Santo.
Other Titles: Promoting the purchase of family farm products for school meals in Territories of Citizenship of Minas Gerais and Espírito Santo States, Brazil.
Authors: Bezerra, Olívia Maria de Paula Alves
Bonomo, Élido
Silva, Camilo Adalton Mariano da
Correa, Margareth da Silva
Souza, Anelise Andrade de
Santos, Peterson Cleber Teixeira dos
Silva, Maria Luiza da
Almeida, Marcelo Rodrigues de
Carvalho, Karla Patrício
Marques, Luciana Araújo
Souza, Débora Maria Soares de
Keywords: Articulação de redes
Network articulation
Issue Date: 2013
Citation: BEZERRA, O. M. de P. A. et al. Promoção da aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em Territórios da Cidadania de Minas Gerais e Espírito Santo. Revista de Nutrição, Campinas, v. 26, p. 335-342, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rn/v26n3/08.pdf>. Acesso em: 21 out. 2015.
Abstract: Objetivo Contribuir para a promoção da aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar em Territórios da Cidadania do País.Métodos Foi realizado um estudo de intervenção com abordagem de articulação de redes intersetoriais presenciais, desenvolvidas a partir da atuação de equipes compostas por nutricionista, educador popular e engenheiro agrônomo ou técnico agrícola, que visitaram, por pelo menos dois momentos, todos os municípios pertencentes aos Territórios da Cidadania, visando articular redes intersetoriais presenciais capazes de desencadear processos locais de mobilização, organização e apoderamento de diferentes atores para a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar nos municípios que compõem os referidos territórios. Resultados Os resultados mais expressivos foram: 14% dos municípios visitados apresentaram melhora na organização da agricultura familiar; 14% dos gestores passaram a apoiar o processo de aquisição de alimentos segundo a Lei nº 11.947/2009, e 27% dos municípios que não possuíam nutricionista contrataram o profissional. Não foram considerados satisfatórios os resultados obtidos para situação do Conselho de Alimentação Escolar. Conclusão As ações desenvolvidas foram capazes de contribuir positivamente para o avanço da implementação da Lei Federal nº 11.947/2009 nos Territórios de Cidadania abordados. _________________________________________________________________________
ABSTRACT: Objective This study hopes to promote the acquisition of family farm products for school meals in Brazil’s Territories of Citizenship. Methods This intervention study coordinated intersectoral networks face-to-face. The networks consisted of teams composed of a dietician, popular educator, and agronomist or agronomy technician. These teams visited all municipalities within the Citizenship Territories at least twice to coordinate the said networks, capable of promoting local mobilization processes, organization, and empowerment of different actors to acquire family farm products for school meals in the said municipalities. Results The most expressive results were: 14% of the municipalities improved the family farm organization; 14% of the managers began to support the food acquisition process according to Law nº 11.947/2009; and 27% of the municipalities without a dietician hired one. The results were not considered satisfactory by the School Food Council. Conclusion The actions were capable of promoting the implementation of the Federal Law Lei Federal nº 11.947/2009 in the study Territories of Citizenship.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5953
ISSN: 16789865
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Revista de Nutrição, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 out. 2015.
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