Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5930
Título: Metodologia de estimativa de pilhas de minério temporárias.
Autor(es): Almeida, Wesley Machado de
Orientador(es): Cabral, Ivo Eyer
Palavras-chave: Beneficiamento de minério
Ferro - minas e mineração
Geologia - métodos estatísticos
Métodos de simulação
Data do documento: 2015
Referência: ALMEIDA, Wesley Machado de. Metodologia de estimativa de pilhas de minério temporárias. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Este trabalho apresenta uma metodologia de estimativa de pilha de minério, desde a escavação de minério até a deposição, de modo a possibilitar a criação de um modelo de blocos englobando a pilha desejada, estimando e simulando os seus teores e granulometria. Seus dados são gerados a partir da obtenção dos dados de escavação e de basculamento fornecidos pelo despacho eletrônico por meio de sistema de GPS instalado nas máquinas de carga e transporte. Utilizando uma rotina computacional é possível obter os dados granuloquímicos dos pontos de escavação cruzando as coordenadas dos pontos de escavações obtidas pelo GPS do despacho eletrônico e o modelo geológico de blocos, que depois de tratados, fornecem os dados de basculamento, dados estes utilizados na estimativa da pilha. Cada ponto de basculamento em média é composto por cerca de seis pontos de escavações, que compõem uma carga de caminhão. Cada massa basculada na pilha é considerada como uma amostra. O procedimento permite aumentar o controle de pilhas de minérios, o que possibilita estocar minérios de teores marginais e utilizá-los em momentos oportunos como uma frente de lavra qualquer no sequenciamento do plano de lavra. É um método que não requer custos adicionais para ser aplicado, sendo necessário na mina apenas uma adaptação de rotina e um minucioso trabalho de gestão da qualidade dos dados a serem obtidos para a estimativa. Possui a grande vantagem de ser utilizado no mesmo modelo geológico de blocos da mina, o que permite que a pilha de minério estimada possa ser tratada como uma frente de lavra qualquer no sequenciamento de lavra. É uma metodologia ampla que abrange desde a etapa de escolha da disposição do material até o sequenciamento do plano de lavra.
Resumo em outra língua: This paper presents a methodology of estimation of ore pile, from its excavation to the deposition, to enable the creation of a model of blocks that covers the desired pile, estimating and simulating the ore grade and grain sizes. Its data is generated from excavation and dumping data provided by the electronic dispatch through a GPS system installed in load and transportation machines. By using a computational routine, it is possible to obtain the grain sizes and ore grade by grain sizes data of the excavation points crossing the coordinates of the excavation points obtained by the GPS of the electronic dispatch and the geological model of blocks, which, after being treated, provide the dumping data. This data is used to estimate the pile. Each dumping point is, on average, made of six excavation points, which correspond to a loaded truck. This procedure allows increasing the control of the ore piles, and therefore, storing marginal content ore and using it in opportune moments like any other mining front in the mining plan sequencing. This method doesn’t require any additional costs to be used, it only requires some adjustments in the routine and a thorough quality management work of the to-be-obtained data for the estimate. It also presents the great advantage of being usable in the same geological model blocks.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5930
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/12/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_MetodologiaEstimativaMinério.pdf4,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.