Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5901
Título: Em busca da revolução : a trajetória do movimento nacionalista no Brasil (1956-1964).
Autor(es): Oliveira, Felipe Alves de
Orientador(es): Abreu, Marcelo Santos de
Palavras-chave: Nacionalismo
Instituto Superior de Estudos Brasileiros
Poder
Linguagens
Data do documento: 2015
Referência: OLIVEIRA, Felipe Alves de. Em busca da revolução: a trajetória do movimento nacionalista no Brasil (1956-1964). 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como foco a análise do nacionalismo no Brasil, durante as décadas de 1950 e 1960. Busca-se demostrar que o nacionalismo foi algo além de uma ideologia formulada pela intelectualidade brasileira, sendo, sobretudo, um movimento político, que atingiu amplos setores da sociedade brasileira, como a União Nacional dos Estudantes, a Frente Parlamentar Nacionalista, o periódico ¨O Semanário e o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) . Compreende-se o nacionalismo como um movimento político que vigorou no país entre os anos de 1956 e 1964.
Resumo em outra língua: This paper focuses on the analysis of nationalism in Brazil during the 1950 and 1960. The aim is to demonstrate that nationalism was anything but an ideology formulated by Brazilian intellectuals, and above all a political movement, which reached broad sectors of Brazilian society, such as the Nation Union of Students, the Parliamentary Nationlist Front, the regular weekly and the Institute of Brazilian Studies (ISEB). It is understood nationalism as a political movement that ruled the country between the years 1956 and 1964.
Descrição: Programa de Pós-graduação em História. Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5901
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/12/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TrajetóriaMovimentoNacionalista.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.