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Title: Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura : uma análise em manufaturas calçadistas.
Other Titles: Value generation in the context of manufacturing strategy : an analysis in shoe manufactories.
Authors: Silva, Sérgio Evangelista
Fernandes, Flávio César Faria
Nogueira, Edemilson
Keywords: Valor do produto
Estratégia competitiva
Funções geradoras de valor
Indústria calçadista
Product value
Issue Date: 2015
Citation: SILVA, S. E.; FERNANDES, F. C. F.; NOGUEIRA, E. Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura : uma análise em manufaturas calçadistas. Revista Produção Online, v.15, n. 1, p. 163-187, 2015. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/1739>. Acesso em: 19 out. 2015.
Abstract: A função manufatura tem como propósito oferecer produtos que gerem valor para os clientes. Todavia, esta não é uma tarefa exclusiva desta função, para esse fim ela deve atuar de forma conjunta com as funções marketing e vendas (M&V) e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo denomina estas três funções de geradoras de valor e discute o seu papel mútuo no processo de geração de valor dos produtos de uma empresa. A validação deste modelo é realizada por meio de três estudos de caso comparativos, realizados em manufaturas calçadistas (MCs) com diferentes estratégias de geração de valor. O estudo empírico permitiu comprovar o papel mútuo das funções estudadas de geração de valor do produto, bem como verificar que a configuração e o papel relativo de cada função muda conforme a estratégia adotada pela empresa. __________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The manufacturing function has the role of provide to the customers products with generate value. However this task is not unique of this function, it has to work with the functions research and development (R&D) and marketing and sales (M&S). This paper call these three functions as generating value functions, and discuss their mutual role in the process of generating value in the products of a firm. The validation of this model is performed by three comparative case studies, conducted in three shoe manufactories (SMs), with different value generation strategies. The empirical study shows that the mutual role of generating value functions in the value generating process, and that the configuration and the relative role of each function change according to the firm strategy followed.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5818
ISSN: 16761901
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Produção Online <http://producaoonline.org.br/rpo/index>. Acesso em: 13 jan. 2015.
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