Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5809
Título : Medicamentos genéricos no Brasil : panorama histórico e legislação.
Autor : Araújo, Lorena Ulhôa
Albuquerque, Kemile Toledo de
Kato, Kelly Cristina
Silveira, Gleiciely Santos
Maciel, Naira Rezende
Spósito, Pollyanna Álvaro
Barcellos, Neila Marcia Silva
Souza, Jacqueline de
Bueno, Márcia
Storpirtis, Sílvia
Palabras clave : Equivalência farmacêutica
Disponibilidade biológica
Fecha de publicación : 2010
Citación : ARAÚJO, L. U. et al. Medicamentos genéricos no Brasil: panorama histórico e legislação. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 28, n. 6, p. 480-492, 2010. Disponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v28n6/v28n6a10.pdf>. Acesso em: 21 out. 2015
Resumen : A política de medicamentos genéricos foi implantada no Brasil em 1999 com o objetivo de estimular a concorrência comercial, melhorar a qualidade dos medicamentos e facilitar o acesso da população ao tratamento medicamentoso. O processo de implementação dessa política permitiu a introdução e a discussão de conceitos nunca antes utilizados para o registro de medicamentos no Brasil: biodisponibilidade, bioequivalência, equivalência farmacêutica, medicamentos genéricos, sistema de classificação biofarmacêutica e bioisenção. Este artigo apresenta a definição desses conceitos no contexto das leis brasileiras e oferece uma descrição histórica e cronológica da implementação da política de genéricos no Brasil, listando ainda as resoluções que atualmente estão em vigor. Os resultados contribuem para a compreensão do processo e facilitam a busca e a identificação de ensaios necessários para satisfazer os critérios legais.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5809
ISSN : 1020-4989
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Revista Panamericana de Salud Pública, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Panamericana de Salud Pública <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1020-4989>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Aparece en las colecciones: DEFAR - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MedicamentosGenericosBrasil.pdf61,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.