Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5799
Título : Influência das descontinuidades no comportamento geomecânico e nos modos de ruptura em taludes escavados em rochas brandas.
Autor : Pinheiro, Antônio Luiz
metadata.dc.contributor.advisor: Lana, Milene Sabino
Sobreira, Frederico Garcia
Palabras clave : Taludes em rocha
Mecânica de rochas
Rochas - deformação
Fecha de publicación : 2014
Citación : PINHEIRO, Antônio Luiz. Influência das descontinuidades no comportamento geomecânico e nos modos de ruptura em taludes escavados em rochas brandas. 2014. 192 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
Resumen : Este trabalho apresenta o estudo sobre a influência das descontinuidades no comportamento geomecânico e nos modos de ruptura em taludes em rochas brandas. Procedimentos de investigação geotécnica de superfícieetratamentos de dados geotécnicos serão discutidos visando à identificação e descrição das descontinuidades e do processo físico envolvido no modo de ruptura, a escolha do método de análise de estabilidade mais adequado para aplicação no problema estudado, associação entreo volumedosblocos rochosose o comportamento geomecânico do maciço sãodiscutidos. Destaca-sea importância dos levantamentos geotécnicos em nível de detalhe, dada a necessidade de gerar dados localizados para aplicação em análises de estabilidade, essencialmente no caso de análises de equilíbrio limite apuradas. Dificuldades encontradas nos cálculos envolvendo o volume de material sujeito à ruptura são contornadas a partir de proposições envolvendo soluções analíticas, aplicáveis a blocos rochosos de diferentesgeometrias. No caso de taludes onde as tensões têm influênciadireta nos mecanismos de ruptura é necessário o conhecimento dos parâmetros resistência e de deformabilidade e do estado de tensões in situ. Muitos desses parâmetros de entrada são desconhecidos e técnicas de retroanálise é, em muitos casos, a alternativaviável.Nas análises tensão-deformação,métodos numéricos para aplicação em maciços rochosos descontínuos são empregados. As dificuldades bem como os benefícios associados à utilização desses métodos são discutidos.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5799
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/11/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece en las colecciones: POSGEO - Doutorado (Teses)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE_InfluênciaDescontinuidadesComportamento.pdf7,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons