Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5785
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luciano Campos da-
dc.contributor.authorMatos, Daniel Abud Seabra-
dc.date.accessioned2015-11-18T12:05:31Z-
dc.date.available2015-11-18T12:05:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSILVA, L. C. de; MATOS, D. A. S. As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula: um estudo baseado nos dados do SIMAVE/PROEB 2007. Revista Brasileira de Educação, v. 19, n. 58, p. 713-729, jul./set. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n58/10.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5785-
dc.description.abstractO artigo decorre de uma pesquisa com delineamento de survey que investigou as percepções de estudantes de escolas públicas de Minas Gerais sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula, analisando como alguns fatores se associam a essa percepção: nível de ensino, sexo dos estudantes, nível socioeconômico, atraso escolar, proficiência em língua portuguesa e matemática e as práticas pedagógicas dos docentes. Utilizou-se o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB, 2007), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). Participaram todos os alunos do 5º ano (N= 307.386), do 9º ano (N=251.354) e do 12º ano (N=156.906). Destacaram-se como principais resultados: indisciplina em sala de aula; forte relação entre fracasso escolar e indisciplina; baixa associação entre indisciplina e nível socioeconômico; forte relação entre as práticas pedagógicas dos docentes e a indisciplina. Os resultados reforçam a centralidade da indisciplina na educação escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectSurvey researchpt_BR
dc.titleAs percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula : um estudo baseado nos dados do SIMAVE/PROEB 2007.pt_BR
dc.title.alternativeStudents’ perceptions about the incidence of undisciplined behaviors in the classroom : a study based on data from SIMAVE/PROEB 2007.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Educação <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-2478&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenThe paper derives from a survey research, which investigated the perceptions of students’ from public schools of Minas Gerais about the incidence of undisciplined behaviors in the classroom and analyze the role of potential contributing factors (e.g., educational level, sex of the students, socioeconomic status, educational gap, proficiency in Portuguese and mathematics, and teachers’ pedagogical practices). We used the Assessment Program of the Primary Public Education (2007) database, which is part of the Public Education Assessment System of Minas Gerais (SIMAVE). Students enrolled in the 5th year (N = 307.386), 9th year (N = 251.354), and 12th year (N = 156.906) of schooling participated. Highlight results include: undisciplined behaviors in the classroom; there was a strong relationship between indiscipline and teachers’ pedagogical practices and academic failure; while there was a weak association between indiscipline and socioeconomic status. The results reinforce the centrality of indiscipline in education.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800010-
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepçõesEstudantesMineiros.pdf208,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.