Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5739
Título: A leitura entre táticas e estratégias? : consumo cultural e práticas epistolares.
Autor(es): Pereira, Mateus Henrique de Faria
Sarti, Flavia Medeiros
Palavras-chave: Michel de Certeau
Readings
Tatics
Strategies
Data do documento: 2010
Referência: PEREIRA, M. H. de F.; SARTI, F. M. A leitura entre táticas e estratégias?: consumo cultural e práticas epistolares. História da Educação, Pelotas, v. 14, n. 31, p. 195-218, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28855/pdf>. Acesso em: 04 nov. 2015.
Resumo: O artigo focaliza certos limites presentes no modo como as categorias tática e estratégia vêm sendo consideradas no estudo das práticas de consumo cultural. Para tanto, são retomadas algumas discussões sobre a pertinência do modelo proposto inicialmente por Michel de Certeau em sua obra fundadora A invenção do Cotidiano (1980) que, de modo binário, distingue táticas de estratégias e, com isso, fortes de fracos, dominantes de dominados. Esse tema será abordado a partir de dados reunidos no âmbito de uma investigação que buscou identificar horizontes de expectativas dos leitores do Almanaque Abril, por meio da análise de cartas escritas e enviadas pelos mesmos ao longo da década de 1990. As análises realizadas sugerem que a leitura seja uma atividade de tipo tática, tal como ensina M. de Certeau, mas que, sob determinadas condições, assume traços estratégicos relacionados à busca de um lugar próprio por parte do leitor. É possível considerar, portanto, que em certos casos, as categorias tática e estratégia estabeleçam uma relação de interdependência regulada por um estado permanente de tensão que é reafirmado e atualizado no interior de cada experiência social e individual.
Resumo em outra língua: The paper focuses on certain limits in the way as the categories tactics and strategy have been considered in the study of the practices of cultural consumption. For that, some discussions are retaken on the pertinence of the model proposed initially by Michel de Certeau in his work The Practice of Everyday Life (1980) that, in a binary way, tactics are distinguished from strategies and, with that, strong from weak, dominant from dominated. That theme will be discussed from data gathered in the extent of an investigation that looked for to identify expectation horizons of Almanaque Abril’s readers, through the analysis of written letters and sent by the readers along the 1990s. The analysis suggests that the reading is a tactical type activity, as in M. de Certeau teachings, but that, under certain conditions, it assumes strategic lines related to the search of an own place on the part of the reader. It is possible to consider, therefore, that in certain cases, the categories tactics and strategy establish an interdependence relationship, regulated by a permanent state of tension that is reaffirmed and updated inside each social and individual experience.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5739
ISSN: 2236-3459
Licença: Os trabalhos publicados na História da Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: História da Educação <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 ago. 2019.
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_LeituraTáticasEstratégias.pdf193,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.