Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5722
Título: O ensino de história entre trajetórias e epistemologias : o desafio cotidiano de articular teoria e prática na formação do professor de história.
Autor(es): Motta, Miriam Hermeto de Sá
Pereira, Mateus Henrique de Faria
Data do documento: 2012
Referência: HERMETO, M.; PEREIRA, M. H. de F. O ensino de história entre trajetórias e epistemologias: o desafio cotidiano de articular teoria e prática na formação do professor de história. Saeculum, n. 27, p. 337-351, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/16447/9433>. Acesso em: 04 nov. 2015.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso que tem como objetivo contribuir para as discussões relativas às “práticas cotidianas”, em dois contextos muito precisos: o da formação de professores de história e o da sua atuação na educação básica. As análises que se apresentam foram produzidas com base na comparação entre um questionário qualitativo aplicado para turmas de estudantes que realizavam estágio supervisionado e o material didático produzido por eles, que compunha o trabalho final da licenciatura. Os pontos centrais observados no estudo foram as dificuldades de mobilização de conhecimentos teórico-metodológicos na realização de atividades práticas de docência e as contradições entre discurso e prática na ação dos professores em formação. Tais conclusões nos remetem à reflexão sobre as dimensões cotidianas do ofício docente, em nível de graduação (os formadores de professores) e de educação básica (os professores em formação).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5722
ISSN: 2317-6725
Licença: O periódico Saeculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais, desde que a primeira publicação seja no periódico. Fonte: Saeculum <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/srh/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoHistóriaTrajetórias.pdf117,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.