Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5716
Título: Confiabilidade e concordância entre juízes : aplicações na área educacional.
Autor(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Palavras-chave: Taxa de confiabilidade
Concurso vestibular
Juízes
Redação
Data do documento: 2014
Referência: MATOS, D. A. S. Confiabilidade e concordância entre juízes: aplicações na área educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, p. 298-324, set./dez. 2015. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2750/2856>. Acesso em: 27 out. 2015.
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram: (1) investigar as estratégias de verificação da confiabilidade e concordância entre juízes, enfatizando as aplicações na área educacional; (2) realizar uma revisão da literatura nacional sobre as técnicas de confiabilidade e concordância entre juízes e suas áreas de aplicação; e (3) ilustrar a aplicação das técnicas de confiabilidade e concordância entre juízes por meio da análise das correções das redações do vestibular de uma universidade pública de Minas Gerais. Utilizamos o coeficiente de correlação intraclasse para analisar a confiabilidade e concordância entre juízes na correção das redações no período de 2005 a 2010. Identificamos pouco uso, nas pesquisas educacionais, de técnicas de concordância entre juízes. Quanto à análise da correção das redações, alguns resultados foram satisfatórios (exemplo: confiabilidade média dos juízes para as notas totais das redações) e outros insatisfatórios (exemplo: concordância baixa em alguns critérios de correção).
Resumo em outra língua: The aims of this study were to: (1) investigate the strategies for verifying reliability and agreement among evaluators, focusing on the applications in the educational area; (2) conduct a review of the national literature on the techniques of reliability and agreement among judges and their areas of application; and (3) illustrate the application of the techniques of reliability and agreement among evaluators by analyzing the corrections of the Vestibular (college entrance exam) essays from one public university in Minas Gerais. We used the intraclass correlation coefficient to analyze the reliability and agreement among evaluators in the correction of the essays from 2005 to 2010. We identified little use, in the educational research, of agreement techniques among evaluators. As for the analysis of the correction of essays, some results were satisfactory (example: mean reliability of the evaluators for total scores of the essays) and others were unsatisfactory (example: low agreement in some criteria of correction).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5716
DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae255920142750
ISSN: 1984-932X
Licença: Os trabalhos publicados na Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConfiabilidadeConcordânciaJuízes.pdf353,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.