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dc.contributor.authorMayrink, Victor Teixeira de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Gustavo Peixoto-
dc.date.accessioned2015-11-03T13:25:54Z-
dc.date.available2015-11-03T13:25:54Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMAYRINK, V. T. de M.; SILVA, G. P. Otimização do rodízio de tripulações do sistema de transporte público. Journal of Transport Literature, v. 7, n. 3, p. 192-213, jul. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jtl/v7n3/09.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2238-1031-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5714-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o Problema do Rodízio de Tripulações (PRT) do sistema de transporte público. O PRT consiste em atribuir a cada tripulação uma sequência de jornadas para os dias úteis, sábados e domingos de um dado horizonte de planejamento. Um modelo que represente o problema deve considerar tanto restrições operacionais como trabalhistas, tais como: tempo mínimo de repouso, folgas no período, turno de trabalho, entre outras. Neste trabalho o problema foi resolvido em duas etapas. Inicialmente foi resolvida uma sequencia de problemas de designação das jornadas diárias. Nesta sequencia cada modelo de designação, de um dia para o dia seguinte, tem como objetivo tornar a escala tão equilibrada quanto possível, minimizando a quantidade de horas extras e de ociosidade sem se preocupar com as folgas obrigatórias. A partir da solução dos sucessivos problemas de designação é apresentado um segundo modelo de otimização inteira, ainda inédito na literatura, para atribuir as folgas às tripulações. Este modelo garante que cada tripulação tenha suas folgas devidamente atendidas, seja pelo número máximo de dias trabalhados consecutivamente, como também pelo direito de uma folga no domingo a cada sete semanas. O objetivo deste modelo é minimizar o número máximo de tripulações do tipo “folguista”, garantindo que as restrições das folgas sejam atendidas. Os modelos foram testados com dados de duas empresas que operam no sistema de transporte público, e os resultados foram comparados com as soluções adotadas pelas empresas. Assim foi possível verificar reduções no número de tripulações que variam entre 8% e 54%, além de reduções de 13% no número de horas extras pagas pelas empresas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOtimização da escala mensalpt_BR
dc.subjectProblema do rodíziopt_BR
dc.titleOtimização do rodízio de tripulações do sistema de transporte público.pt_BR
dc.title.alternativeOptimization the crew rostering assignment for public transport systems.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo periódico Journal of Transport Literature em 11/05/2015 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.pt_BR
dc.description.abstractenThis paper addresses the Crew Rostering Problem (CRP) in a transit bus company. The CRP attempts to obtain a sequence of daily journeys for weekdays, Saturdays and Sundays, for a given planning horizon. Any model that represents the problem should consider both operational and labor constraints, such as minimum rest time at home and appropriate days off. In this work the problem is solved as a sequence of assignment problems for the daily journeys. This model builds a rostering as balanced as possible, minimizing the amount of overtime and crew idleness. Starting with the solution provided by the assignment model, a new model is presented in order to include the days off to the crews. This model assures that each crew has its days off properly assigned, either by the maximum days worked consecutively, or in order to have a Sunday free each seven weeks. The objective function is to minimize the number of crews covering the days off for regular crews. The models were tested with real data from two bus companies, and the results were compared with the solutions adopted by the companies. Thus it was possible to verify reductions in the number of crews ranging between 8% and 54%, plus reductions of 13% in the overtime paid by the companies.-
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