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Título: Entre “formas hesitantes e bastardas”: ensaísmo, modernismo e escrita da história em Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda (1920-1956).
Autor(es): Sanches, Dalton
Orientador(es): Nicolazzi, Fernando Felizardo
Palavras-chave: Poder e linguagens
Historiografia
Data do documento: 2013
Referência: SANCHES, Dalton. Entre “formas hesitantes e bastardas”: ensaísmo, modernismo e escrita da história em Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda (1920-1956). 2013. 239 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
Resumo: Tendo como um dos eixos norteadores a reflexão acerca do gênero ensaio, e, subsumida a essa, a noção de ensaio histórico, propomos, mediante a obra Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, relações entre essa forma de escrita e certa prática historiográfica da primeira metade do século XX brasileiro, perscrutando tanto suas interseções com outras modalidades discursivas – crítica da linguagem e inovações estéticas promovidas pelo Modernismo – quanto com os aspectos críticos do método histórico. Com o intuito de deslindar, na primeira parte da dissertação, certos aspectos contextuais da experiência temporal constituinte do controverso discurso modernista, procuramos evidenciar, mediante alguns dos seus textos de juventude, o modo como a atuação do crítico literário Sérgio Buarque conforma dimensões da escritura do seu livro primeiro. Já na segunda parte da dissertação, momento no qual melhor se estreita o trabalho com as fontes que respaldam estas reflexões, isto é, as primeiras três edições de Raízes do Brasil (1936, 1948, 1956), tencionamos realizar análises comparativas de algumas modificações textuais – em nível micro e macro – efetuadas pelo ensaísta ao longo das subsequentes publicações da obra. Considerando-a na historicidade que perpassa as edições em questão, sugerimos que ela condensa tensões que, se não caracterizaram, em âmbito mais amplo, o itinerário do ensaísmo como atividade propícia ao “regime historiográfico” brasileiro do período, ao menos resguardam ao autor posição epicentral no que tange às modulações da disciplina histórica no contexto da primeira metade do século XX brasileiro: “autor-ponte” entre o Modernismo e a historiografia acadêmica. Posição essa que se revela, ainda, em sua própria preocupação atualizadora do pensamento, resguardada por sua imbricada relação entre consciência histórica e política, e configurada, por sua vez, na constante reescrita de Raízes do Brasil. As modificações efetuadas nesse livro extrapolam o âmbito estilístico e esbarram em questões fundamentais, por exemplo, de alterações metafórico-conceituais, as quais revelam o seu cuidado incessante com o sentido da narrativa; sentido que, na configuração tropológica dessa obra seminal, jamais é alheio ao aparato de dispositivos formais utilizados.
Resumo em outra língua: Having as a guiding principle some reflections about the essay genre, and, subsumed to this, the notion of the historical essay, we propose, through Sérgio Buarque de Holanda’s Roots of Brazil, relations between this form of writing and a certain historiographical praxis of the first half of the Brazilian twentieth century, scrutinizing both its intersections with other discursive modalities – linguistics criticism and aesthetics innovations promoted by the Modernist movement – and as the critical aspects of historical criticism. In order to disentangle, in the first part of the dissertation, certain contextual aspects of the experience of time constituent to the controversial modernist discourse, we intend to show, through some of his younger writings, how the role of Sérgio Buraque, the literary critic, conformed dimensions of the writing of his first book. In the second part of the dissertation, at which we work closer to the sources which support these reflections, i.e., the first three editions of Roots of Brazil (1936, 1948, 1956), we intend to carry out comparative analysis of some textual changes – in the micro and macro levels – made by the essayist over the subsequent publications of that work. Considering the historicity that permeates the editions in matter, we suggest that the book concentrates tensions, if not characterize, in the broader context, the itinerary of essay writing as a conductive practice to the Brazilian “historiographical regime” of the period, and at least enshrines the author’s epicentral position regarding the modulations of the historical discipline in the context of the first half of the Brazilian twentieth century: an “author-bridge” between Modernism and “professional history”. Position which is even revealed in his concern of upgrading thought, sheltered by their intertwined relationship between historical and political consciousness and configured, in turn, by the constantly rewriting of Root of Brazil. The changes made in this book go beyond the stylistic scope and run into fundamental matters, such as, metaphorical and conceptual changes, which reveal his care with unrelenting narrative meaning; meaning that, in the tropological configuration of this seminal work, is never unaware of the formal apparatus used.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5686
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