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Título: Uma sequência de ensino investigativa em aulas de ciências do 9º ano de uma escola pública : reflexões e apontamentos sobre o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes.
Autor(es): Lima, Vania Moreira
Orientador(es): Souza, Gilmar Pereira de
Palavras-chave: Ciências - primeiro grau - estudo e ensino
Aprendizagem
Aprendizagem por atividades
Data do documento: 2015
Referência: LIMA, Vania Moreira. Uma sequência de ensino investigativa em aulas de ciências do 9º ano de uma escola pública: reflexões e apontamentos sobre o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Esta dissertação trata do ambiente de aprendizagem proporcionado por uma sequência de ensino investigativa (SEI) em aulas de Ciências. Nesse sentido, a pesquisa de natureza qualitativa visou responder à seguinte questão: em que extensão a inserção de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em atividades investigativas contribui para o processo de aprendizagens conceitual, procedimental e atitudinal? Para fundamentar esta pesquisa, foram revisados estudos que discutem a aprendizagem numa visão construtivista e a noção de conteúdos de aprendizagem em termos dos três componentes interdependentes - conceitos, procedimentos e atitudes. Além disso, foram tomadas as orientações do movimento de ensino de Ciências por investigação para a elaboração da SEI. As atividades foram uma construção coletiva entre a pesquisadora e o orientador, elaborada a partir do levantamento dos dados do questionário inicial aplicado aos alunos, das observações do trabalho em campo e da experiência docente de ambos com a Educação Básica. Algumas atividades, já presentes em livros didáticos, sofreram adaptações para que contemplassem uma abordagem investigativa de ensino. O tópico de conteúdo abordado foi “materiais e suas propriedades”. O trabalho de campo ocorreu entre os meses de fevereiro a maio de 2014, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de notas de campo, fotocópias das atividades escritas e questionários aplicados aos alunos no início e ao término do trabalho. As aulas foram gravadas em áudio e transcritas. A análise dos dados evidenciou que a aprendizagem, em termos dos conteúdos – conceitual, procedimental e atitudinal – ocorreu ao longo da SEI, principalmente pelo envolvimento e pela motivação dos alunos. Além disso, revelou também os obstáculos encontrados quanto ao emprego dessa estratégia de ensino. Assim, espera-se que a dissertação contribua com os estudos referentes ao movimento do ensino de Ciências por investigação e ofereça subsídios para as práticas em sala de aula que buscam motivar o aluno em relação à sua aprendizagem.
Resumo em outra língua: This paper deals with learning environment given by research-based teaching sequence (RTS) in Science classes. On this regard, the qualitative investigation aimed to answer of the following question: what do 9th grade students learn during a inquiry-based teaching sequence (RTS)? In order to base this research, several studies have been revisited, discussing learning in a constructivist pedagogical vision as well as notion of learning contents in terms of three interdependent components - concepts, procedures and atitudes. Besides, guidelines by the Science inquiry-based teaching movement were taken into account, to elaborate the RTS’s. The activities were a collective construction between the researcher and the advisor, as from an initial questionnaire data survey applied to the students, from field work observations, and from both teaching experience in Basic Education. Some of the activities were already present in the textbooks, but they were adapted in order to embody an inquiry teaching approach. The content topic that has been covered was “materials and their properties”. Field work happened during the months February thru May/2014, at a state school in Minas Gerais. Data were collected by field appointments, photocopies of written activities and questionnaires, applied to the students at the beginning and at the end of the research. Classes were recorded in audio and transcribed. Data examination showed that learning, in terms of contents – conceptual, procedural and attitudinal - occurred throughout RTS, mainly by students’ engagement and motivation. Besides, it also showed the possible obstacles to be experienced with the use of this teaching strategy. Thus, it is expected that this paper may contribute with the Science inquiry-based teaching movement and to provide grants for school room practices that aim to motivate students towards meaningful learning.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5681
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/09/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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