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Título: O ensino de biologia na educação de jovens e adultos : a concepção dos alunos sobre atividades investigativas e a percepção destes alunos a respeito das contribuições das atividades investigativas na aprendizagem da mitose e da meiose.
Autor(es): Barbosa, Viviane Alves
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Biologia - ensino médio
Educação de adultos e Estado
Aprendizagem experimental
Aprendizagem de adultos
Data do documento: 2015
Referência: BARBOSA, Viviane Alves. O ensino de biologia na educação de jovens e adultos: a concepção dos alunos sobre atividades investigativas e a percepção destes alunos a respeito das contribuições das atividades investigativas na aprendizagem da mitose e da meiose. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a concepção dos alunos do 1º ano da Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio, a respeito das atividades investigativas e verificar a compreensão destes alunos acerca das contribuições trazidas para a aprendizagem da mitose e da meiose com o uso destas atividades. O referencial teórico proposto nesta pesquisa foi divido em três seções. Na primeira seção, que trata da Educação de Jovens e Adultos, foram adotados os seguintes autores: Arroyo (2011), Paiva (2005; 2009), Soares (2011), Rodrigues (2009), Volpe (2009) e Haddad e Di Pierro (2000), entre outros. Para a compreensão das atividades investigativas ou Ensino por Investigação foram adotados os autores: Trópia (2009), Sá (2009), Silva (2011), Lima, Martins e Munford (2008), Carvalho (2013), Scarpa e Silva (2013), entre outros. Na discussão acerca do Ensino de Biologia foram referenciados: Marandino, Selles e Ferreira (2009), Krasilchik (2000), Borges e Lima (2007), entre outros. Os caminhos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada através dos instrumentos: questionário, diários de campo, grupos focais e observação direta. Os dados coletados foram submetidos ao método análise de conteúdo, proposto por Bardin (2008), e discutidos dentro de três categorias: “concepções dos alunos e uso de atividades investigativas nas aulas de Biologia”, “atividades motivadoras e construtoras do conhecimento no ensino da Biologia” e “atividades facilitadoras da aprendizagem de mitose e meiose e contextualização no ensino da Biologia”. Os resultados indicam que as concepções trazidas para a sala de aula pelos alunos da EJA sobre atividades investigativas apresentam características semelhantes aos conceitos defendidos pelos autores adotados na pesquisa. Além disso, indicam que as atividades investigativas contribuíram para a aprendizagem da mitose e meiose e que os alunos da EJA conseguiram perceber estas contribuições.
Resumo em outra língua: This research aims to analyze the conception students of first year of Education for Young People and Adults, High School, have about investigative activities and to check their understanding of the contributions to their learning of mitosis and meiosis through these activities. The theoretical framework proposed in this research was divided into three sessions. The first session is about Education for Young People and Adults, and finds support in the following authors’ works: Arroyo (2011), Paiva (2005; 2009), Soares (2011), Rodrigues (2009), Volpe (2009) and Haddad and Di Pierro (2000), among others. To the understanding of the investigative activities or Teaching by Research these authors were mentioned: Trópia (2009), Sá (2009), Silva (2011), Lima, Martins and Munford (2008), Carvalho (2013), Scarpa and Silva (2013), among others. In the discussion on Biology teaching these authors were supported: Marandino, Selles and Ferreira (2009), Krasilchik (2000), Borges and Lima (2007), among others. The methodological pathway to develop the research was qualitative approach, and data collection was made by means of a questionnaire, field journals, focus groups and direct observation. The data obtained were submitted to content analysis method, proposed by Bardin (2008), and discussed within three categories: “conceptions of students and the use of investigative activities in Biology classes”, “motivating activities and constructing knowledge in Biology teaching” and “facilitating activities for mitosis and meiosis learning and contextualization in Biology teaching”. The results indicate that the conceptions brought to the classroom by students of Education for Young People and Adults on investigative activities have similar characteristics to those defended by the authors supported in the research. The outcomes also reveal that the investigative activities enabled mitosis and meiosis learning, and that students of Education for Young People and Adults can realize these contributions.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5670
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/10/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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