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Título : A relação entre as despesas com educação e o resultado do IDEB na região metropolitana de Natal-RN.
Otros títulos : The relationship between education expenses and income of the metropolitan region IDEB Natal-RN.
Autor : Rodrigues Júnior, Giovani
Felipe, Israel José dos Santos
Bezerra, Ingrid Wilza Leal
Mendonça, Cláudio Marcio Campos de
Mól, Anderson Luiz Rezende
Palabras clave : Educação
Dados em painel
Education
Panel data
Fecha de publicación : 2013
Citación : RODRIGUES JÚNIOR, G. et al. A relação entre as despesas com educação e o resultado do IDEB na região metropolitana de Natal-RN. Tékhne In Lógos, v. 4, p. 150-167, 2013. Disponível em: <http://www.fatecbt.edu.br/seer/index.php/tl/article/view/170/163>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Resumen : O presente estudo tem por objetivo principal analisar o desenvolvimento educacional na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte, por meio do índice IDEB numa sequência bienal composta por três períodos (2005, 2007 e 2009). Como suporte metodológico, nesta pesquisa, foi utilizada a regressão de dados em painel sob a forma e manipulação de dois dos três métodos econométricos mais evidentes (dados em painel com efeitos fixos e aleatórios). Dentre o conjunto de modelos testados, o de número 27 respondeu com maior ajuste estatístico aos testes realizados e serviu como protótipo de realidade. Concluiu-se, assim, que o investimento em educação é influenciado pelas despesas dos municípios, de tal forma que, quanto maior o investimento em educação, maior a despesa no Orçamento Público. Além disso, foi possível entender que a despesa tem relação com o IDEB, uma vez que um maior investimento em educação pressupõe melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, podendo resultar em melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos que frequentam escolas públicas, com repercussões positivas para o desenvolvimento da sociedade.
metadata.dc.description.abstracten: The present study aims at analyzing the educational development in the metropolitan region of Natal, Rio Grande do Norte, through the biennial index IDEB a sequence composed of three periods (2005, 2007 and 2009). As methodological support this research regression was used panel data in the form and manipulation of two of the three most obvious econometric methods (panel data with fixed and random effects). Among the set of models tested, the number 27, responded with greater statistical adjustment for the tests performed and served as a prototype reality. We conclude, therefore, that investment in education is influenced by the expenditure of municipalities, so that the greater investment in education, higher spending on public budget. Furthermore, it was possible to understand that the expense is related to the IDEB, since a greater investment in education requires improving the quality of services offered, which may result in better outcomes in the learning process of students attending public schools, with positive repercussions to development of society.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5656
ISSN : 2176-4808
metadata.dc.rights.license: O periódico Tekhne e Logos permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/711>. Acesso em: 01 ago. 2019.
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