Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5640
Title: Para uma leitura de Mário de Sá-Carneiro.
Authors: Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
Keywords: Homoerotismo
Issue Date: 2007
Citation: SOUZA JÚNIOR, J. L. F. de. Para uma leitura de Mário de Sá-Carneiro. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 7, p. 37-54, 2007. Disponível em: <http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo3vol7-2.pdf>. Acesso em: 12 maio 2015.
Abstract: O artigo pretende apresentar uma orientação de leitura que, por um lado, recupera a tradição que marca a sua fortuna crítica; e, por outro, abre um horizonte variado de expectativas. Mário de Sá-Carneiro, em Confissão de Lúcio, constrói, metaforicamente, um triângulo afetivo que constitui o objeto de observação do presente artigo. O texto desenha uma alegoria de relações inusitadas para o horizonte da época em que se localiza. A proposta de leitura aqui apresentada contempla, especificamente, a discursividade que a narrativa desenvolve sem se dar conta que está desenvolvendo. Uma teorização acerca do olhar homoerótico, como opera operador de leituras várias, propicia a especulação sobre os traços de igual relação entre as personagens principais da narrativa de Mário de Sá-Carneiro. Psicanálise, História e Teoria interagem para articular a leitura que, nos parâmetros da cultura finissecular – a que subscreve o texto em questão – não se deu conta de certas nuances que, em nada e por nada, desmerecem a escrita do autor português. O “desvio” é o eixo de orientação da leitura que aqui se apresenta. Sua visada não é ética, mas discursiva. Com esta noção, o mencionado triângulo ganha um colorido mais instigante e enriquecedor, na certeza das possibilidades interpretativas que a leitura proporciona.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5640
ISSN: 01019589
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons do tipo Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 2.5 Brasil, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Revista de Ciências Humanas <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh>. Acesso em: 06 maio 2015.
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_LeituraMárioSá.pdf82,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.