Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5621
Título: O teatro e a cidade : notas sobre uma origem comum.
Autor(es): Dias, Luciana da Costa
Palavras-chave: Tragédia
Pólis
Filosofia
Tragedy
Philosophy
Data do documento: 2012
Referência: DIAS, L. da C. O teatro e a cidade: notas sobre uma origem comum. Revista ARTEFILOSOFIA, Ouro Preto, p. 48-61, jul. 2012. Disponível em:<https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/578>. Acesso em: 08 maio 2015.
Resumo: Teatro e cidade: origem comum? O artigo pretende abordar a tragédia grega em sua relação intrínseca e originária com a polis, isto é: com o fenômeno urbano que se consolida com a democracia grega, no modo como estes se interpenetram e se co-determinam. Não é possível pensar a tragédia fora da pólis grega na inteireza do que seu fenômeno representa. Mais do que isso: o desenvolvimento e crescimento da cidade, em todas as suas instâncias, principalmente políticas e “democráticas” é vital para o desenvolvimento da tragédia, desde o ritual até a ênfase cada vez maior no diálogo.
Resumo em outra língua: Theatre and city: a common origin? The aim of this article is to approach Greek tragedy in its intrinsic relationship with the polis (i.e.: the urban phenomenon that is consolidated by the Greek democracy), in how they are intertwined and are also determined by each other. It is not possible to fully think the tragedy phenomenon out of the Greek polis. And more than that: the development and growth of the city, in every instance, especially political and "democratic" is vital to tragedy development, from ritual to the increasing emphasis on dialogue.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5621
ISSN: 1809-8274
Licença: A Revista ARTEFILOSOFIA permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 29 maio 2015.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TeatroCidadesNotas.pdf227,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.