Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5543
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Jairo Antônio da-
dc.contributor.authorTucher, Guilherme-
dc.date.accessioned2015-05-26T18:37:00Z-
dc.date.available2015-05-26T18:37:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationPAIXÃO, J. A. da; TUCHER, G. Abordagens pedagógicas: prática docente e percepção discente sobre as finalidades da educação física na escola. Revista Científica Da Faminas – v. 8, n. 2, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/293>. Acesso em: 16 mar. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1807-6912-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5543-
dc.description.abstractO presente estudo analisa a prática docente e as finalidades da Educação Física escolar na percepção de 100 alunos e 23 professores do ensino médio. Para os alunos, empregou-se um questionário com questões fechadas e estruturadas a partir da escala Likert de três pontos. Para os professores, uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos expressam certa ambiguidade do entendimento das finalidades da Educação Física. Para os professores, prevalece a perspectiva tradicionaldesportiva, que se traduz para os alunos como momentos de socialização e lazer entre os seus pares nas aulas. Ao negligenciar o aspecto histórico e enaltecer a perspectiva biologicista, efetivada no aprimoramento da aptidão e do condicionamento físico, relega-se o caráter pedagógico da Educação Física na escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAbordagem pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleAbordagens pedagógicas : prática docente e percepção discente sobre as finalidades da educação física na escola.pt_BR
dc.title.alternativePedagogical approaches : teaching practice and student perceptions about the purpose of physical education in school.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Científica da FAMINAS estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Científica da FAMINAS <http://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 jul. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThis study examines the teaching practice and the aims of Physical Education in the perception of 100 students and 23 high school teachers. For students, a questionnaire with closed and structured scale from the three-point Likert was used. For teachers, a semistructured interview. The results express ambiguity of understanding of the aims of Physical Education. For teachers, the prevailing perspective traditionalsports, which translates to students as moments of leisure and socialization among peers in class. By neglecting the historical aspect and enhance the biological perspective, effective in improving fitness and physical conditioning, relegates to the pedagogical nature the Physical Education in school.-
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AbordagensPedagógicasPrática.pdf116,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.