Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5497
Title: Pintura e histeria : lógica da sensação e figuras não representativas em Bacon e Deleuze.
Authors: Silva, Cíntia Vieira da
Keywords: Deleuze
Bacon
Figura
Sensação
Histeria
Issue Date: 2013
Citation: SILVA, C. V. da. Pintura e histeria : lógica da sensação e figuras não representativas em Bacon e Deleuze. Dois Pontos, v. 11, p. 145-216, 2014. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/doispontos/article/view/32809>. Acesso em: 04 maio 2015.
Abstract: O artigo procura mostrar alguns elementos da análise deleuziana da pintura de Francis Bacon, concentrando-se nos aspectos que permitem considerar tal pintura como visceralmente antirrepresentativa. A pintura de Bacon figura sensações, promovendo, ao mesmo tempo, a experimentação e novas corporeidades por meio dessa produção figural. Pensando as relações entre os corpos e as forças que atuam sobre eles, provocando as ondas sensoriais, Deleuze concebe a pintura em geral, e a de Bacon em particular, como paradoxal experiência histérica do pensamento, experiência em que corpo e pensamento encontram-se maximamente articulados.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5497
ISSN: 21797412
metadata.dc.rights.license: Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista Dois Pontos <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/doispontos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 04 de maio 2015.
Appears in Collections:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PinturaHisteriaLógica.pdf6,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.