Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5485
Título: A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares.
Autor(es): Gomes, Adriano Pinto
Souza, Henor Artur de
Palavras-chave: Estrutura de aço
Simulação térmica
Eficiência energética
Data do documento: 2013
Referência: GOMES, A. P.; SOUZA, H. A. de. A influência da estrutura de aço aparente no consumo de energia e na carga térmica para resfriamento em ambientes escolares. Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, v. 10, p. 5-23, 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rsaee/article/view/1794>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um estudo sobre a importância da representação da estrutura de aço em simulações do comportamento térmico de modelos detalhados. O objetivo é avaliar a influência da estrutura de aço aparente no desempenho de um ambiente escolar artificialmente condicionado. Uma sala de aula do Prédio de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto foi analisada por meio de uma simulação computacional utilizando o programa EnergyPlus. As simulações consideraram cinco casos diferentes no tratamento das vigas de aço, contemplando soluções de proteção contra incêndio e aplicação de isolantes térmicos na estrutura. Os resultados obtidos são relativos ao consumo anual de energia e à carga térmica para resfriamento. A diferença máxima obtida foi de 2,5 % no consumo anual de energia e 4,1 % na carga térmica. Os valores encontrados são relevantes se considerar que a área de estrutura de aço corresponde somente a 6,3% da área total das superfícies opacas. Observou-se que a estrutura de aço aparente pode contribuir com o conforto térmico de ambientes, se for criteriosamente explorada sua capacidade de perder ou de ganhar calor pelas almas das vigas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5485
ISSN: 2316-2457
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural <http://seer.upf.br/index.php/rsaee/about/submissions>. Acesso em: 26 jul. 2019.
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfluênciaEstruturaAço.pdf662,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.