Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5460
Title: Comparação entre o modelo de rede de filas e o modelo de simulação computacional para análise de capacidade de malhas ferroviárias em trechos singelos.
Other Titles: A comparison between a line network model and a simulation model in single stretches of railroad line.
Authors: Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Rodrigues, Lásara Fabrícia
Pompermayer, Fabiano Mezadre
Souza, Maurício Cardoso de
Keywords: Simulação computacional
Desempenho
Simulation
Performance
Issue Date: 2009
Citation: GUIMARÃES, I. F. G. et al. Comparação entre o modelo de rede de filas e o modelo de simulação computacional para análise de capacidade de malhas ferroviárias em trechos singelos. Tecnologia em Metalurgia e Materiais, São Paulo, v. 5, p. 144-149, 2009. Disponível em: <http://www.abmbrasil.com.br/materias/download/1219291.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Abstract: O presente trabalho propõe uma comparação entre dois métodos: a modelagem de redes de filas e a simulação computacional utilizadas para estimar medidas de desempenho, por exemplo, o tempo médio total de viagem num trecho sem bifurcações de uma malha ferroviária, contendo um certo número de pátios de cruzamento. O objetivo desta comparação é apresentar as duas ferramentas de análise de desempenho para determinar a capacidade de malha ferroviária, dado um nível de serviço, e também mostrar as especificidades de cada um dos métodos. Para as referidas análises foi modelado um trecho de malha por uma rede de servidores em série ou modelo computacional, representando os subtrechos entre pátios, e os trens que percorrerão esses pátios. Esses modelos podem ser usados para estimar o impacto no tempo de viagem de trens em trechos congestionados. São apresentados, para os dois métodos, resultados numéricos em trechos singelos de malha da Ferrovia Centro-Atlântico, bem como uma comparação entre os dois métodos. _____________________________________________________________________
ABSTRACT: The present work proposes a comparison among two methodologies: a line network model and a simulation model. These two approaches aims to measure the performance of, for example, the average total trip time for a given train route. It is assumed that there is no tracks changes involved and where it passes through several railroad crossings. The objective of this comparison is to present two performance analysis tools to determine the railroad line capacity for a given level of service. For these analyses the stretch of the railroad line for a network of servers in series is modeled or represented by a computational model representing the sub-stretches between the railroad crossing and the trains. These models can be used to estimate the impact on the trains travel time in congested areas. Numerical results are presented in single stretches of the railroad line of Centro Atlântica, as well as a comparison among the two methods.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5460
ISSN: 21761523
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Tecnologia em Metalurgia Materiais e Mineração em 22 nov. 2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
Appears in Collections:DEPRO - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ComparaçãoModeloRede.pdf226,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.