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Título : Uma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement : estudos de caso em empresas da indústria de alimentos.
Otros títulos : A characterization of performance measures for measuring postponement strategies: case studies in food companies.
Autor : Ferreira, Karine Araújo
Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli
Chaves, Gisele Lorena Diniz
Palabras clave : Medidas de desempenho
Postergação
Postponement
Food companies
Fecha de publicación : 2011
Citación : FERREIRA, K. A.; ALCÂNTARA, R. L. C.; CHAVES, G. L. D. Uma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement: estudos de caso em empresas da indústria de alimentos. Revista Produção Online, v. 11, p. 418-446, 2011. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/655>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Resumen : O postponement, que consiste em retardar a configuração final e/ou movimentação de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos, é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Apesar de 60 anos de investigação sobre o tema, pouco ainda se sabe sobre os resultados de sua aplicação, principalmente na indústria brasileira de alimentos, onde o conceito é ainda pouco discutido. Embora vários autores apontem diferentes medidas para avaliar o desempenho logístico e da cadeia de suprimentos, existem poucos trabalhos que retratem quais destas seriam medidas adequadas para avaliar os impactos do postponement. Assim, nesta pesquisa buscou-se investigar como a estratégia de postponement é aplicada em empresas da indústria de alimentos e quais as medidas de desempenho passíveis de serem usadas para avaliar os resultados dessa aplicação. Para atender estes objetivos, foram desenvolvidos seis estudos de caso em empresas do segmento de fabricação de sucos e conservas de frutas. Os resultados obtidos propiciaram confrontar as medidas de desempenho encontradas na literatura com as indicadas na pesquisa empírica e sistematizá-las de forma a obter uma possível relação de medidas para avaliação da estratégia de postponement.
metadata.dc.description.abstracten: The postponement strategy is more and more used by companies with the increasing complexity and variety of products, currently required by the market. In essence, the postponement is used to delay as much as possible the final configuration and/or movement of products and services, until the demand known. Despite the increasing attention to the subject, little is known about is implementation, especially in the Brazilian food industry. This research aims to investigate how the postponement strategy is applied to food companies and what performance measures that can be used to evaluate the results of this application. To meet these goals were developed six exploratory case studies in orange juice and fruits processing companies. The results allow comparing the performance measures found in the literature with those obtained in empirical research and systematize them in order to obtain a list of performance measures for measuring postponement strategies.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5459
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.655
ISSN : 1676-1901
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista Produção Online estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Produção Online <http://producaoonline.org.br/rpo/index>. Acesso em: 25 jul. 2019.
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