Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5424
Title: Discurso político, ficção e “outros mundos possíveis”.
Authors: Menezes, William Augusto
Issue Date: 2006
Citation: MENEZES, W. A. de. Discurso político, ficção e “outros mundos possíveis”. Letras & Letras, v. 22, p. 23-45, 2006. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/25230/14045>. Acesso em: 14 maio 2015.
Abstract: O presente artigo discute a constituição do discurso político contemporâneo, as suas funções e finalidades, bem como as suas interações com discursos de “outros mundos possíveis”. O sintagma “outros mundos possíveis” possibilita-nos duas tomadas de posição: uma, comometáfora a partir da teoria dos “mudos possíveis”, de J. Hintikka (1973), para perceber a discursividade política na relação com o mito, a ficção e as –topias– (utopia, antiutopia e heterotropia) e a outra, numa extensão da metáfora aos movimentos sociais organizados em torno do Fórum Social Mundial e do slogan da constituição de “outros mundos possíveis”como alternativas política, social e econômica, para perceber a estruturação dessa produção discursiva política. Do ponto de vista da Análise do Discurso, a pesquisa tem como ponto de partida alguns postulados da Teoria Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1997), e da Retórica Aristotélica, que contribuem na compreensão do que vem a ser uma competência político-discursiva dos sujeitos, distribuídos nos múltiplos espaços estruturais de organização do discurso político.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5424
ISSN: 1981-5239
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Letras & Letras estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Letras & Letras <http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/index>. Acesso em: 03 jan. 2017.
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DiscursoPolíticoFicção.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.