Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5416
Título: A polissemia do Logos e a argumentação : contribuições sofísticas para a análise do discurso.
Autor(es): Galinari, Melliandro Mendes
Palavras-chave: Sofística
Argumentation
Discourse analysis
Data do documento: 2011
Referência: GALINARI, M. M. A polissemia do Logos e a argumentação: contribuições sofísticas para a análise do discurso. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 1, p. 93-103, 2011. Disponível em: <http://www.uesc.br/revistas/eidea/revistas/revista1/eideaartigo9.pdf>. Acesso em: 14 maio 2015.
Resumo: Este artigo busca, apoiado na tradição sofística, resgatar a polissemia do logos. A partir daí, constrói-se uma compreensão teórica ampla do que se convencionou chamar de “relação argumentativa”, enfatizando a complexidade das adesões possíveis. Elabora-se, igualmente, um olhar teórico sobre a própria argumentação, que é concebida, sobretudo, como uma propriedade da linguagem em ação e, jamais, como um “modo de organização do discurso”, como pensam alguns teóricos da Análise do Discurso e da Linguística Textual.
Resumo em outra língua: Based on the sophistic tradition, this article aims at rescuing the polysemy of the logos. From that aiming, a wide theoretical understanding is built about what is called the “argumentation scheme”, emphasizing the complexity of the possible adhesions. A theoretical view about the argument itself is equally elaborated. The argument is conceived as a property of the language in use and never as “a way of discourse organization”, as it is assumed by some Discourse of Analysis and Textual Linguistics researchers.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5416
ISSN: 2237-6984
Licença: Os trabalhos publicados no periódico EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação <http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/about/submissions>. Acesso em: 22 jul. 2019.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PolissemiaLogosArgumentação.pdf283,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.