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Título: Propagação e fechamento de trinca de fadiga em dois aços bifásicos pré-deformados e com tratamento de “bake hardening”.
Título(s) alternativo(s): Effect of prestrain and bake hardening treatment on the Fatigue crack growth and crack closure in two dual-phase steels.
Autor(es): Gritti, João Alfredo
Melo, Túlio Magno Füzessy de
Machado, Fabiano Alcântara
Silva, Alex Paulo Fortes Simões da
Guimarães, Claudinei Roberto
Cândido, Luiz Cláudio
Godefroid, Leonardo Barbosa
Palavras-chave: Aço bifásico
Fatigue crack growth
Fechamento de trinca
Data do documento: 2006
Referência: GRITTI, J. A. et al. Propagação e fechamento de trinca de fadiga em dois aços bifásicos pré-deformados e com tratamento de “bake hardening”. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, São Paulo, v. 2, p. 71-75, 2006.Disponível em: <http://www.abmbrasil.com.br/materias/download/68171.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Resumo: Neste trabalho, o crescimento de trinca de fadiga da/dN x deltaK foi estudado em dois aços bifásicos de emprego em rodas de automóveis, com 7% a 12% de fração volumétrica de martensita. A principal diferença entre estes aços é a composição química: um deles tinha adição de cromo, enquanto o outro tinha adição de silício. Além deste efeito, verificou-se a influência de 10% de pré-deformação seguida do tratamento térmico de “bake hardening” na resistência à fadiga. Este tratamento termo-mecânico foi utilizado para simular as operações de estampagem e pintura das rodas. Corpos-de-prova do tipo C(T) foram empregados, com espessura de 3,8 mm e largura de 50 mm, na orientação T-L. Os ensaios de fadiga foram realizados na freqüência de 30 HZ, na temperatura de 25ºC, numa razão R entre tensões de 0,1. O comportamento em fadiga é diferente para os dois aços, na região do limiar de propagação de trinca e na região de fratura, e entre os dois aços. O fechamento de trinca pode ser utilizado para explicar este comportamento.
Resumo em outra língua: In this research, fatigue crack growth da/dN x deltaK has been studied in two dual-phase steels broadly used in the automotive industry, with 7% to 12% of martensite volume fraction. The main difference between the steels is the chemical composition: one of the steels has chromium additions while the other has silicon as an alloy element. Besides the chemical composition, the effect of 10% of prestrain followed by a bake hardening heat treatment on the fatigue resistance was verified. This thermo-mechanical treatment was used to simulate the stamping and the paint baking of the wheels. C(T) specimens with 3.80 mm thickness and 50 mm width in T-L orientation were used for the experiments. Testing frequency was 30 Hz. The experiments were performed in ambient air (approximately 25ºC, R.H. = 60%), at R stress ratio of 0.1. In the near-threshold Kth region and in the final rupture region, the fatigue behavior is different for the two steels, and also different for the two conditions considered. On the other hand, the behavior is identical in the intermediary region of crack growth. Crack closure phenomenon after prestrain and bake hardening treatment is lower than in the as received condition for both steels.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5392
DOI: https://doi.org/10.4322/tmm.00204013
ISSN: 2176-1523
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo periódico Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração em 22/11/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
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