Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5359
Título: Da física do intensivo à estética do intensivo : Deleuze e a essência singular em Espinosa.
Autor(es): Silva, Cíntia Vieira da
Palavras-chave: Espinosa
Deleuze
Estética
Intensidade
Corpo
Data do documento: 2010
Referência: SILVA, C. V. da. Da física do intensivo à estética do intensivo: Deleuze e a essência singular em Espinosa. Cadernos Espinosanos, v. 22, p. 37-53, 2010. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89385>. Acesso em: 04 mai. 2015.
Resumo: A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel do uso de concepções de extração espinosista na empresa deleuziana. Estes apontamentos deixam implícito um outro tema: o da possibilidade de elaborar uma Estética a partir de Espinosa, vale dizer, uma Estética atenta a sua ancoragem corporal.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5359
ISSN: 1413-6651
Licença: Os trabalhos publicados nos Cadernos Espinosianos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados autor e o licenciante. Fonte: Cadernos Espinosianos <http://www.revistas.usp.br/espinosanos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 13 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FísicaIntensivoEstética.pdf450,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.