Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5359
Title: Da física do intensivo à estética do intensivo : Deleuze e a essência singular em Espinosa.
Authors: Silva, Cíntia Vieira da
Keywords: Espinosa
Deleuze
Estética
Intensidade
Corpo
Issue Date: 2010
Citation: SILVA, C. V. da. Da física do intensivo à estética do intensivo : Deleuze e a essência singular em Espinosa. Cadernos Espinosanos, v. 22, p. 37-53, 2010. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89385>. Acesso em: 04 mai. 2015.
Abstract: A noção de intensidade é de extrema importância para o pensamento deleuziano, fazendo-se presente não apenas na elaboração de sua própria filosofia da diferença, como também nas leituras que faz dos outros filósofos que lhe são caros, especialmente na sua reconstrução do espinosismo. Deleuze concebe a essência singular espinosana em termos intensivos. Sendo assim, este artigo procura reunir elementos para mostrar a importância da noção de intensidade no projeto deleuziano de unificação dos dois sentidos de estética e o papel do uso de concepções de extração espinosista na empresa deleuziana. Estes apontamentos deixam implícito um outro tema: o da possibilidade de elaborar uma Estética a partir de Espinosa, vale dizer, uma Estética atenta a sua ancoragem corporal.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5359
ISSN: 14136651
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Internacional. Fonte: Cadernos Espinosianos <http://www.revistas.usp.br/espinosanos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 29 abr. 2015
Appears in Collections:DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FísicaIntensivoEstética.pdf450,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.