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Título : Fluidodinâmica computacional aplicada ao estudo da flotação de inclusões em aços para a indústria automobilística.
Otros títulos : Computational fluid dynamics applied to the study of inclusions flotation in steels for automotive industry.
Autor : Marins, Ângelo Máximo Fernandes
Costa Neto, Joaquim Gonçalves
Martins, Wiclef Humberto Vieira
Silva, Carlos Antônio da
Silva, Itavahn Alves da
Palabras clave : Refino secundário
Bubbling
Modelamento
Nonmetallic injection
Fecha de publicación : 2013
Citación : MARTINS, A. M. F. et al. Fluidodinâmica computacional aplicada ao estudo da flotação de inclusões em aços para a indústria automobilística. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 10, p. 78-87, 2013. Disponível em: <http://www.tecnologiammm.com.br/doi/10.4322/tmm.2013.011?languageSelector=en&>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Resumen : A prática de injeção de gás inerte na panela de refino secundário do aço tem como propósito a remoção das inclusões não-metálicas, além da homogeneização térmica e composicional. Pela modelagem física de uma panela de refino secundário, são investigados os efeitos da vazão de gás inerte e número dos plugues porosos, instalados no fundo da panela. O campo de velocidades e a flotação de inclusões não-metálicas são analisados matematicamente via CFD. Os resultados obtidos por modelagem física e matemática são discutidos e validados por meio de análise de imagens (PIV) e o modelo macroscópico para prever a flotação das inclusões não metálicas é confrontado com os resultados industriais para análise da quantidade de inclusões para aços aplicados no setor automobilístico.
metadata.dc.description.abstracten: The practice of inert gas bubbling in steel refining ladle aims the removal of non-metallic inclusions, in addition to thermal and compositional homogenization. Through physical and mathematical models of a secondary ladle refining, the effects of bubbling flow of inert gas and the number of porous plugs located at the bottom of the ladle are investigated. The velocity fields and flotation of non-metallic inclusions are analyzed by physical and mathematical modeling. The results are validated by analysis of images (PIV) and the macroscopic model is compared by industrial results for inclusions analysis for steels used in the automotive sector.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5355
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.4322/tmm.2013.011
ISSN : 2176-1523
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração em 22/11/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
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