Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5343
Title: A formação inicial do professor de português língua estrangeira : aprendendo a ser um profissional colaborativo.
Authors: Dutra, Anelise Fonseca
Keywords: Ensino reflexivo
Formação inicial
Trabalho colaborativo
Issue Date: 2014
Citation: DUTRA, A. F. A formação inicial do professor de português língua estrangeira: aprendendo a ser um profissional colaborativo. Revista Signótica, v. 26, p. 579-602, 2014. Disponível em: <http://revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/29709/17672>. Acesso em: 11 maio 2015.
Abstract: Este artigo tem o objetivo de apresentar alguns dos resultados obtidos em minha pesquisa relacionados a um curso de formação inicial de professores de português como língua estrangeira que teve como ponto principal a colaboração reflexiva entre os envolvidos (Schön, 1983; Griffiths e Tann, 1992; Zeichner e Liston, 1996; entre outros). Os instrumentos de coleta de dados desta pesquisa qualitativa envolveram filmagem de aulas, uso de diários e sessões colaborativas com quatro professores iniciantes do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG. Os resultados da pesquisa mostram que um curso inicial de formação de professores de PLE voltado para um processo reflexivo-colaborativo propicia mudanças nas crenças do professor, acompanhada igualmente de uma mudança na sua prática pedagógica.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5343
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/sig.v26i2.29709
ISSN: 0103-7250
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Signótica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Signótica <http://revistas.ufg.br/sig/about>. Acesso em: 01 fev. 2017.
Appears in Collections:DELET - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FormaçãoInicialProfessor.pdf851,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.