Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5339
Título: Transnational zones of contact and critical literacy : educational uses of the immigration museum.
Autor(es): Windle, Joel Austin
Palavras-chave: Letramento crítico
Racism
Anti-racism education
Data do documento: 2013
Referência: WINDLE, J. A. Transnational zones of contact and critical literacy: educational uses of the immigration museum. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, v. 19, p. 53-70, 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1794/1580>. Acesso em: 12 maio 2015.
Resumo: Este artigo analisa as propostas pedagógicas dos museus da imigração, que surgiram nas ultimas décadas como locais chaves para a educação transcultural. Através da discussão do Lower East Side Tenement Museum (Nova Iorque) e do Melbourne Immigration Museum (Austrália), identifico duas narrativas pedagógicas que visam a produzir empatia intercultural por meio do engajamento com as experiências individuais: a personalização e a universalização. Além disso, considero as maneiras pelas quais os educadores críticos podem fazer uso dos recursos disponibilizados pelos museus on-line e no local; e as possibilidades de adaptação e extensão de uma abordagem crítica aos relatos históricos de contato e conflito transcultural.
Resumo em outra língua: This paper analyses the pedagogical agendas of immigration museums, which have emerged in recent decades as key educational sites for transcultural education. Through discussion of the Lower East Side Tenement Museum (New York), and the Melbourne Immigration Museum (Australia), I identify two pedagogical narratives which seek to produce intercultural empathy through engagement with individual experiences: personalisation and universalisation. I further consider the ways in which critical educators can make use of the online and onsite resources provided by the museums, and possibilities for adaptation and extension of a critical approach to historical accounts of transcultural contact and conflict.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5339
ISSN: 1980-8879
Licença: Os trabalhos publicados na Interdisciplinar estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Interdisciplinar <http://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/index>. Acesso em: 02 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TransnationalZonesContact.pdf209,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.