Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5270
Título: A Metodologia BSCEQ na seleção de materiais para otimização do desgaste de coroas de perfuração de uma indústria de sondagem.
Título(s) alternativo(s): Methology BSCEQ in the selection of materials optimization of wear crowns of a drilling industry.
Autor(es): Santos, Zirlene Alves da Silva
Souza, Claudiano de Jesus de
Costa, Adilson Rodrigues da
Palavras-chave: Desgaste
Wear components
Experimentos
Balanced scorecard
Data do documento: 2012
Referência: SANTOS, Z. A. da S.; SOUZA, C. de J. de; COSTA, A. R. da. A Metodologia BSCEQ na seleção de materiais para otimização do desgaste de coroas de perfuração de uma indústria de sondagem. Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, v. 9, p. 212-219, 2012. Disponível em: <http://tecnologiammm.com.br/doi/10.4322/tmm.2012.030>. Acesso em: 09 abr. 2015.
Resumo: Atualmente, as empresas buscam aumentar o desempenho dos componentes e equipamentos, sendo o desgaste um fator que influencia nesse comportamento. Objetiva-se, neste estudo, demonstrar a aplicabilidade da metodologia Balanced Scorecard da Engenharia da Qualidade, para otimização do desgaste das coroas de perfuração, com base no caso de uma empresa de sondagem mineral, contemplando pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, brainstorming, análise por microscopia óptica, análise estatística e ensaios de desgaste de materiais amostrados das coroas de perfuração. Para isso, analisou-se o desgaste por abrasão em função da composição química das coroas consideradas adequadas à sondagem geológica. Em seguida, realizou-se análise estatística com a técnica DOE (fatorial 2K). A combinação dos materiais resultou no protótipo que foi submetido a ensaio de desgaste com esfera rotativa utilizando abrasivo representativo da litologia. É possível concluir que o planejamento realizado com base na metodologia BSCEQ aprimora a seleção de materiais.
Resumo em outra língua: Nowadays companies look for increasing the performance of components and equipments. One influential factor of that performance is their wear. Therefore, the aim of this study is to demonstrate the suitability of Balanced Scorecard from Quality Engineering (BSCQE) to optimize the wear of the crowns used for rock drilling. The methodology consists on bibliography search, field research, brainstorming, optical microscopy, statistic analysis and wear tests simulating abrasion conditions. The statistic analysis with which perform ball abrasive wear tests particularly using the DOE (factorial 2k) allows to built a prototype. It is concluded that the planning done based on the methodology BSCEQ improved materials selection.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5270
DOI: http://dx.doi.org/10.4322/tmm.2012.030
ISSN: 2176-1523
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração em 22/11/2013 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
Aparece nas coleções:DEMET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MetodologiaBSCEQSeleção.pdf706,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.