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Title: Relação incubadora de empresas e ação empreendedora.
Authors: Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Boava, Diego Luiz Teixeira
Keywords: Empreendedorismo
Fenomenologia social
Incubadora de empresas
Entrepreneurship
Social fhenomenology
Issue Date: 2009
Citation: BOAVA, F. M. F. M.; BOAVA, D. L. T. Relação incubadora de empresas e ação empreendedora. Revista do Centro de Ciências Administrativas, v. 15, p. 221-240, 2009. Disponível em: <http://ojs.unifor.br/index.php/rca/article/view/513>. Acesso em: 24 mar. 2015.
Abstract: Alguns países posicionam o empreendedorismo como uma prioridade nas política governamentais, pois vislumbram que esse é uma ferramenta indutora de inovações tecnológicas capazes de garantir ao respectivo país uma economia competitiva no mundo globalizado. Nesse contexto, são criados órgãos de fomento a prática empreendedora como as incubadoras de empresas. A partir dessa realidade, pretende-se analisar a relação existente entre incubadora de empresas e ação empreendedora. Para isso, investiga-se os significados que empresários incubados na Incubadora Tecnológica de Maringá atribuem a sua ação. A relevância desse estudo consiste em abordar a relação incubadora – ação empreendedora empregando-se o referencial teórico metodológico baseado no pensamento fenomenológico social que se fundamenta na consciência da existência do outro. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis empresários da Incubadora Tecnológica de Maringá, sendo os dados analisados segundo a abordagem fenomenológica de Sanders (1982). Destaca-se que não é pretensão desse estudo generalizar seus resultados, mas, todavia, abordar a temática em questão a partir de um referencial centrado na subjetividade humana.
metadata.dc.description.abstracten: Some countries locate the entrepreneurship as a priority in the governmental politics, therefore they glimpse that this is an inductive tool of technological innovations capable to guarantee to the respective country a competitive economy in the globalizado world. In this context, promotion agencies are created the practical entrepreneur as the business incubator. From this reality, it is intended to analyze the existing relation between business incubator and entrepreneurship action. For this, one investigates the meanings that entrepreneurs incubation in the Technological Incubadora of Maringá attribute its action. The relevance of this study consists of approaching the relation incubation - entrepreneurship action using the based metodological theoretical referencial in the social phenomenology thought that if it bases on the conscience of the existence of the other. Semi-structured interviews were conducted with six entrepreneurs of the Technological Incubator of Maringa, and the data were analyzed from the principles of the phenomenological approach of Sanders (1982), It is distinguished that it is not pretension of this study to generalize its results, but, however, to approach thematic in question from a referencial centered in the subjectivity the human.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5178
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.15.1.%25p
ISSN: 2318-0722
metadata.dc.rights.license: A Revista Ciências Administrativas permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o armazenamento da versão pós-print. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/197>. Acesso em: 19 jan. 2017.
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