Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5152
Title: Determinação de massa fresca, massa seca, água e cinzas totais de folhas de Cissus verticillata (L.) Nicolson & C. E. Jarvis subsp. verticillata e avaliação do processo de secagem em estufa com ventilação forçada.
Authors: Braga, Tatiane Vieira
Oliveira, Tânia Toledo de
Pinto, José Geraldo
Dôres, Rosana Gonçalves Rodrigues das
Nagem, Tanus Jorge
Keywords: Cissus verticillata
Insulina vegetal
Qualidade
Gravimetria
Issue Date: 2007
Citation: BRAGA, T. T. et al. Determinação de massa fresca, massa seca, água e cinzas totais de folhas de Cissus verticillata (L.) Nicolson & C. E. Jarvis subsp. verticillata e avaliação do processo de secagem em estufa com ventilação forçada. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 28, p. 287-290, 2007. Disponível em: <http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/Cien_Farm/article/viewArticle/241>. Acesso em: 19 fev. 2015.
Abstract: Cissus verticillata (L.) Nicolson & C. E. Jarvis subsp. verticillata (Vitaceae) é conhecida popularmente como insulina vegetal, cortina japonesa, uva-brava, anil trepador e cipó-pucá e utilizada na medicina popular na forma de chá das folhas no tratamento da diabetes, como antiinflamatório, antiepilético, antihipertensivo, antitérmico, antireumático, antigripal e contra infecções respiratórias. O objetivo deste estudo foi avaliar os teores de massa fresca, massa seca, percentual de água e percentual de cinzas totais, visando melhoria das condições de secagem, armazenamento, dispensação e uso pela população. As folhas da espécie foram coletadas no bairro Antônio Dias, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Foram selecionadas, lavadas e secas em estufa com ventilação forçada à 45ºC e determinou-se as cinzas totais e perda por dessecação (através do método gravimétrico), ambos de acordo com a Farmacopéia Brasileira. Os resultados mostraram que as folhas de C. verticillata subsp. verticillata possuem alto teor de água. O processo de secagem em estufa de ventilação forçada, a temperatura de 45ºC, foi eficaz, proporcionando folhas com 11,47% de umidade e 17,99% de cinzas totais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5152
ISSN: 2179-443X
metadata.dc.rights.license: A Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 29 jan. 2014.
Appears in Collections:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DeterminaçãoMassaSeca.pdf55,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.