Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5128
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
dc.contributor.authorJusti, Rosária da Silva-
dc.date.accessioned2015-04-17T15:32:39Z-
dc.date.available2015-04-17T15:32:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMENDONÇA, P. C. C. et al. Ensino-aprendizagem de ciências e argumentação: discussões e questões atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p. 187-216, jan./abr. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4257>. Acesso em: 02 fev. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1984-2686-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5128-
dc.description.abstractNos últimos dez anos, várias pesquisas na área de Ensino de Ciências relacionadas à temática argumentação têm sido publicadas. Neste artigo, apresentamos uma revisão da literatura sobre tais pesquisas, que contempla dois objetivos principais. O primeiro consiste na discussão sobre argumentação (i) em um contexto mais amplo, no qual recorremos a autores de outros campos do conhecimento para caracterizá-la; e (ii) na ciência e envolvendo seu consequente papel tanto na aprendizagem de conhecimentos científicos e sobre ciência quanto no desenvolvimento de habilidades científicas. O segundo objetivo consiste na apresentação de alguns debates e questões atuais sobre a pesquisa envolvendo argumentação no Ensino de Ciências. Mais especificamente, abordamos as relações entre argumentação e modelagem e entre argumentação e explicação. Nesse contexto, novas questões de pesquisa suscitadas a partir de nossa revisão da literatura se relacionam à avaliação do desenvolvimento das habilidades argumentativas de estudantes e ao ensino explícito versus não explícito de argumentação (em especial, ao ensino da distinção entre explicação e argumentação).pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades argumentativaspt_BR
dc.subjectExplicaçãopt_BR
dc.subjectScience learning and teachingpt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de ciências e argumentação : discussões e questões atuais.pt_BR
dc.title.alternativeScience education and argumentation : discussions and current questions.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenIn the last ten years, several studies on argumentation in science education have been published. In this paper, we present a review of such a literature with two main aims. The first aim is to discuss argumentation (i) in a broader context, in which we use ideas of authors from other fields to characterise it; and (ii) in science, and involving its following role either in learning of scientific knowledge and about science or in the development of scientific skills. The second aim is the presentation of some debates and current questions about the research on argumentation in science education. More specifically, we emphasise the relationships between argumentation and modelling, and between argumentation and explanation. In this context, new research questions from our critical literature review concern both the assessment of the development of students’ argumentative skills and the explicit or implicit teaching of argumentation (in particular, the distinction between argumentation and explanation).-
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoAPredizagemCiências.pdf805,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.