Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5045
Título: Uso de núcleos estimadores na construção de gráficos de controles de Shewart para medidas individuais.
Autor(es): Bessegato, Lupércio França
Loures, Alan de Paiva
Oliveira, Fernando Luiz Pereira de
Palavras-chave: Controle estatístico de processos
Núcleo estimador
Escolha da janela ótima
Gráfico de controle
Medidas individuais
Data do documento: 2014
Referência: BESSEGATO, L. F.; LOURES, A. de P.; OLIVEIRA, F. L. P. de. Uso de núcleos estimadores na construção de gráficos de controles de Shewart para medidas individuais. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, p. 351-361, 2014. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/rest/article/view/526/430>. Acesso em: 01 abr. 2015.
Resumo: Das ferramentas de controle estatístico do processo, o gráfico de controle de Shewhart é, provavelmente, a mais utilizada. A operação dos gráficos de controle consiste na coleta periódica de itens produzidos, analisando-os de acordo a alguma característica de interesse. Há muitas situações em que a amostra consiste de uma única amostra individual, como, por exemplo, quando medidas repetidas do processo diferem unicamente devido a erros de medida. Quando o gráfico não é robusto a erros de especificação do modelo podem ser usadas técnicas não paramétricas para estimar a região de controle. Nesse trabalho, é considerada a situação não paramétrica para medidas individuais em que a função de distribuição subjacente é unimodal. Analisa-se o desempenho de gráficos de controle para medidas individuais, baseados em núcleo estimador da função de distribuição. São apresentados os resultados de estudo de simulação Monte Carlo, baseado em vários tamanhos de amostras e várias distribuições com características distintas de assimetria e curtose. São utilizadas três diferentes metodologias para obtenção do parâmetro de suavidade das estimativas por núcleo.
Resumo em outra língua: The in-control performance of non-parametric individuals control charts based on kernel estimators are studied by simulation. Three different procedures are adopted for kernel estimator bandwidth selection. It turns out that the alternative control charts are robust against deviations from symmetry and perform reasonably well under normality of the observations.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5045
ISSN: 2237-8111
Licença: Os trabalhos publicados na Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto estão sob Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/rest/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UsoNúcleoEstimadores.pdf412,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.