Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5045
Title: Uso de núcleos estimadores na construção de gráficos de controles de Shewart para medidas individuais.
Authors: Bessegato, Lupércio França
Loures, Alan de Paiva
Oliveira, Fernando Luiz Pereira de
Keywords: Controle estatístico de processos
Núcleo estimador
Escolha da janela ótima
Gráfico de controle
Medidas individuais
Issue Date: 2014
Citation: BESSEGATO, L. F.; LOURES, A. de P.; OLIVEIRA, F. L. P. de. Uso de núcleos estimadores na construção de gráficos de controles de Shewart para medidas individuais. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, p. 351-361, 2014. Disponível em: <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/rest/article/view/526/430>. Acesso em: 01 abr. 2015.
Abstract: Das ferramentas de controle estatístico do processo, o gráfico de controle de Shewhart é, provavelmente, a mais utilizada. A operação dos gráficos de controle consiste na coleta periódica de itens produzidos, analisando-os de acordo a alguma característica de interesse. Há muitas situações em que a amostra consiste de uma única amostra individual, como, por exemplo, quando medidas repetidas do processo diferem unicamente devido a erros de medida. Quando o gráfico não é robusto a erros de especificação do modelo podem ser usadas técnicas não paramétricas para estimar a região de controle. Nesse trabalho, é considerada a situação não paramétrica para medidas individuais em que a função de distribuição subjacente é unimodal. Analisa-se o desempenho de gráficos de controle para medidas individuais, baseados em núcleo estimador da função de distribuição. São apresentados os resultados de estudo de simulação Monte Carlo, baseado em vários tamanhos de amostras e várias distribuições com características distintas de assimetria e curtose. São utilizadas três diferentes metodologias para obtenção do parâmetro de suavidade das estimativas por núcleo. ______________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The in-control performance of non-parametric individuals control charts based on kernel estimators are studied by simulation. Three different procedures are adopted for kernel estimator bandwidth selection. It turns out that the alternative control charts are robust against deviations from symmetry and perform reasonably well under normality of the observations.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5045
ISSN: 22378111
metadata.dc.rights.license: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto <http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/rest/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Appears in Collections:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_UsoNúcleoEstimadores.pdf412,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.