Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5020
Título : | Uma proposta de formação continuada de professores de ciências buscando inovação, autonomia e colaboração a partir de referenciais integrados. |
Otros títulos : | A proposal for teachers’ education based on integrated theoretical backgrounds aiming at innovation, autonomy and collaboration. |
Autor : | Figueiredo, Kristianne Lina Justi, Rosária da Silva |
Palabras clave : | Formação de professores Pesquisa-ação colaborativa Modelo de raciocínio pedagógico Praxis Teachers’ education |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | FIGUEIREDO, K. L.; JUSTI, R. Uma proposta de formação continuada de professores de ciências buscando inovação, autonomia e colaboração a partir de referenciais integrados. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, p. 169-190, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4128>. Acesso em: 02 fev. 2015. |
Resumen : | O presente artigo tem como objetivo geral descrever, detalhadamente, um projeto de formação continuada docente, tal que o mesmo possa ser reproduzido, mediante devidas adaptações, por leitores que atuem nessa área. Além disso, são objetivos específicos: i) apresentar a proposta de formação continuada docente elaborada pelo Grupo de Pesquisa REAGIR – Modelagem e Educação em Ciências, da UFMG, que se estruturou sobre três referenciais teóricos: um modelo de raciocínio pedagógico, pesquisa-ação colaborativa e práxis; ii) evidenciar como tais referenciais teóricos integrados subsidiaram a estruturação das ações do projeto; e iii) discutir a relevância de cada referencial no processo, no sentido de favorecer uma formação docente rumo à inovação, autonomia e colaboração. Essa proposta de formação desenvolveu-se sob uma perspectiva crítico-reflexiva, tendo como principais premissas a concepção de docentes como aprendizes e a interação docente-especialista em um real nível de colaboração, isto é, uma situação na qual ambos participantes desempenham papéis igualmente relevantes no processo e aprendem através do compartilhamento mútuo de suas experiências. |
metadata.dc.description.abstracten: | The general aim of this paper is to describe a proposal for continued teacher education in a way that it could be used by readers who share our interests. It aims specifically at (i) presenting the proposal for continued teacher education developed by the REAGIR – Modelling and Science Education Research Group, at UFMG, which was built from three theoretical backgrounds: a pedagogical reasoning model, collaborative action-research, and teachers’ practice; (ii) making it evident how such theoretical backgrounds were integrated in order to base the projects actions; and (iii) discussing their relevance in favouring a teachers’ education towards innovation, autonomy and collaboration. This proposal were developed from a critical-reflective approach, which main premises were the conception of teachers as learners, and a real collaboration between teachers and experts, i.e., an interaction in which both participants play equally relevant roles and learn from the reciprocal sharing of their experiences. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5020 |
ISSN : | 1984-2686 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências estao sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/index>. Acesso em: 09 jul. 2019. |
Aparece en las colecciones: | DEQUI - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PropostaFormaçãoContinuada.pdf | 548,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.