Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Simone Amorim Castro Kiefer-
dc.contributor.authorMoreira, Plínio Cavalcanti-
dc.date.accessioned2015-04-01T17:36:25Z-
dc.date.available2015-04-01T17:36:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, S. A. C. K.; MOREIRA, P. C. Relação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar. Zetetike, Campinas, v. 18, n. 33, p. 239-266, jan./jun. 2010. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646699>. Acesso em: 10 mar. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1744-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4929-
dc.description.abstractNeste artigo relatamos uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer as relações com o saber de um grupo específico de alunos de duas escolas do Ensino Fundamental, uma pública e uma particular. Esse grupo é composto por alunos da oitava série (nono ano) que se encontram em situação de risco de fracasso em matemática. Queríamos compreender as relações com o saber dos alunos desse grupo, frente às de alunos pertencentes a outro grupo na mesma sala de aula, sendo este último composto por aqueles considerados “bemsucedidos” em matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas com os alunos de ambos os grupos e com suas famílias, aplicação de questionários e testes de conhecimento matemático. Os resultados mostram que há diferenças significativas entre os alunos dos dois grupos, não apenas no conhecimento matemático, mas em todos os seis aspectos pesquisados da relação com o saber.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSucesso fracasso escolarpt_BR
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectRelação com o saber matemáticopt_BR
dc.titleRelação com o saber matemático de alunos em risco de fracasso escolar.pt_BR
dc.title.alternativeRelation with knowledge of students at risk of failure in mathematics.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Zetetiké estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenIn this article we report a study on the “relation with knowledge” of a specific group of eighth grade students of two different schools. This group is composed by students at risk of failure in mathematics. Our objective was to understand the “relation with knowledge” of the students of this group, as compared to the “relation with knowledge” of the students of another group in the same classroom, this last one being composed by students with a history of success in school mathematics. Data were collected using interviews with the students and their families and written questionnaires. Results point to significant differences between these two groups, not only in their performance in school mathematics, but in all of the six aspects of “relation with knowledge” encompassed by our study.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/zet.v18i33.8646699-
Appears in Collections:DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RelaçãoSaberMatemático.pdf113,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.