Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4884
Título: Relação escola e família : uma construção sócio-histórica.
Título(s) alternativo(s): Relationship between family and school : a historic and social construction.
Autor(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Carvalho, Rosana Areal de
Almeida, João Paulo Pereira de
Palavras-chave: Família
Escola
Política
Sociedade
História
Data do documento: 2012
Referência: COUTRIM, R. M. da E.; CARVALHO, R. A. de.; ALMEIDA, J. P. P. de. Relação escola e família: uma construção sócio-histórica. Cadernos de História da Educação, v. 11, p. 627-640, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21716/11925>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Resumo: Família e escola são instituições fundamentais no processo de socialização das crianças e dos jovens, porém, situações de diálogos entre essas instituições são pontuais. Como todas as instituições, ambas são agentes ativos e também fruto da interação social, sofrendo influências diretas da política, da cultura e do processo histórico. Este estudo tem como principal meta fazer uma reflexão a respeito da construção da relação entre família e escola a partir do estudo de caso de uma escola pública no interior de Minas Gerais entre os anos 60 e 90. Em um esforço de aproximação dos olhares sociológico e histórico sobre o tema partiu-se de um problema contemporâneo, vivenciado pelas escolas e famílias no Brasil, e buscou-se indícios nos documentos e na historiografia da educação elementos para a compreensão da construção dessa complexa relação.
Resumo em outra língua: Family and school are essential institutions during the children and young process of integration with the society but dialogue between them must be particular. As all the institutions both of them are active agent and they result from the social interaction and they are directly influenced by the politics, the culture and the historical process. This study has as a principal goal to make a thought about the relationship between family and school grounded in a study of a public school located in the country of Minas Gerais between the sixty and ninety decades. In an effort to approach the historical and sociological view about this subject we based on a contemporary problem present on the schools and Brazilian families and we looked for evidence on documents and elements in the history of the Brazilian education to the comprehension of the construction of this complex relationship.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4884
ISSN: 1982-7806
Licença: Os trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelaçãoEscolaFamília.pdf100,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.