Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4884
Title: | Relação escola e família : uma construção sócio-histórica. |
Other Titles: | Relationship between family and school : a historic and social construction. |
Authors: | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação Carvalho, Rosana Areal de Almeida, João Paulo Pereira de |
Keywords: | Família Escola Política Sociedade História |
Issue Date: | 2012 |
Citation: | COUTRIM, R. M. da E.; CARVALHO, R. A. de.; ALMEIDA, J. P. P. de. Relação escola e família: uma construção sócio-histórica. Cadernos de História da Educação, v. 11, p. 627-640, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21716/11925>. Acesso em: 27 mar. 2015. |
Abstract: | Família e escola são instituições fundamentais no processo de socialização das crianças e dos jovens, porém, situações de diálogos entre essas instituições são pontuais. Como todas as instituições, ambas são agentes ativos e também fruto da interação social, sofrendo influências diretas da política, da cultura e do processo histórico. Este estudo tem como principal meta fazer uma reflexão a respeito da construção da relação entre família e escola a partir do estudo de caso de uma escola pública no interior de Minas Gerais entre os anos 60 e 90. Em um esforço de aproximação dos olhares sociológico e histórico sobre o tema partiu-se de um problema contemporâneo, vivenciado pelas escolas e famílias no Brasil, e buscou-se indícios nos documentos e na historiografia da educação elementos para a compreensão da construção dessa complexa relação. |
metadata.dc.description.abstracten: | Family and school are essential institutions during the children and young process of integration with the society but dialogue between them must be particular. As all the institutions both of them are active agent and they result from the social interaction and they are directly influenced by the politics, the culture and the historical process. This study has as a principal goal to make a thought about the relationship between family and school grounded in a study of a public school located in the country of Minas Gerais between the sixty and ninety decades. In an effort to approach the historical and sociological view about this subject we based on a contemporary problem present on the schools and Brazilian families and we looked for evidence on documents and elements in the history of the Brazilian education to the comprehension of the construction of this complex relationship. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4884 |
ISSN: | 1982-7806 |
metadata.dc.rights.license: | Os trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016. |
Appears in Collections: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_RelaçãoEscolaFamília.pdf | 100,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.