Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4873
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Marcus Vinícius-
dc.date.accessioned2015-04-01T17:17:48Z-
dc.date.available2015-04-01T17:17:48Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFONSECA, M. V. Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação. História da Educação, v. 42, p. 29-59, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29016/pdf>. Acesso em: 26 mar.2015.pt_BR
dc.identifier.issn2236-3459-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4873-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo reunir parte da bibliografia sobre os negros na historiografia educacional tentando destacar as principais características da produção que ocorre nesta área. Confere destaque a um posicionamento que mais recentemente começa a reivindicar a constituição de uma dimensão particular da historiografia e que deveria se constituir como uma história da educação dos negros. O artigo procura demonstrar os riscos inerentes a este tipo de operação no âmbito da historiografia educacional brasileira e defende a necessidade de uma mudança de postura dos historiadores no sentido de integrar de forma plena os negros à história da educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectBibliografiapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.titleApontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação.pt_BR
dc.title.alternativeReports relating to the forms of black people’s treatment through the history of education.pt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na História da Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: História da Educação <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 nov. 2016.pt_BR
dc.description.abstractenThis article has as its aim to assemble a part of the bibliography on black people in the educational historiography attempting to highlight the main features of production that occurs in this field. Attention is given on the position that recently has claimed for a constitution of a particular dimension of historiography and it should be built as a history of black people education. This paper is also looking for to demonstrate the inner risks related to this sort of operation in the field of Brazilian Educational Historiography and it advocates a need for change in the posture of historians in the sense of integrating the black people to the educational history effectively.-
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ApontamentosRelaçãoFormas.pdf206,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.