Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4873
Título : Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação.
Otros títulos : Reports relating to the forms of black people’s treatment through the history of education.
Autor : Fonseca, Marcus Vinícius
Palabras clave : História da educação
Negros
Bibliografia
Historiografia
Fecha de publicación : 2009
Citación : FONSECA, M. V. Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação. História da Educação, v. 42, p. 29-59, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29016/pdf>. Acesso em: 26 mar.2015.
Resumen : Este artigo tem como objetivo reunir parte da bibliografia sobre os negros na historiografia educacional tentando destacar as principais características da produção que ocorre nesta área. Confere destaque a um posicionamento que mais recentemente começa a reivindicar a constituição de uma dimensão particular da historiografia e que deveria se constituir como uma história da educação dos negros. O artigo procura demonstrar os riscos inerentes a este tipo de operação no âmbito da historiografia educacional brasileira e defende a necessidade de uma mudança de postura dos historiadores no sentido de integrar de forma plena os negros à história da educação.
metadata.dc.description.abstracten: This article has as its aim to assemble a part of the bibliography on black people in the educational historiography attempting to highlight the main features of production that occurs in this field. Attention is given on the position that recently has claimed for a constitution of a particular dimension of historiography and it should be built as a history of black people education. This paper is also looking for to demonstrate the inner risks related to this sort of operation in the field of Brazilian Educational Historiography and it advocates a need for change in the posture of historians in the sense of integrating the black people to the educational history effectively.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4873
ISSN : 2236-3459
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na História da Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: História da Educação <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 nov. 2016.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ApontamentosRelaçãoFormas.pdf206,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.