Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4873
Title: Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação.
Other Titles: Reports relating to the forms of black people’s treatment through the history of education.
Authors: Fonseca, Marcus Vinícius da
Keywords: História da educação
Negros
Bibliografia
Historiografia
Issue Date: 2009
Citation: FONSECA, M. V. da. Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação. História da Educação, v. 42, p. 29-59, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29016/pdf>. Acesso em: 26 mar.2015.
Abstract: Este artigo tem como objetivo reunir parte da bibliografia sobre os negros na historiografia educacional tentando destacar as principais características da produção que ocorre nesta área. Confere destaque a um posicionamento que mais recentemente começa a reivindicar a constituição de uma dimensão particular da historiografia e que deveria se constituir como uma história da educação dos negros. O artigo procura demonstrar os riscos inerentes a este tipo de operação no âmbito da historiografia educacional brasileira e defende a necessidade de uma mudança de postura dos historiadores no sentido de integrar de forma plena os negros à história da educação. __________________________________________________________________________________________________
ABSTRACT: This article has as its aim to assemble a part of the bibliography on black people in the educational historiography attempting to highlight the main features of production that occurs in this field. Attention is given on the position that recently has claimed for a constitution of a particular dimension of historiography and it should be built as a history of black people education. This paper is also looking for to demonstrate the inner risks related to this sort of operation in the field of Brazilian Educational Historiography and it advocates a need for change in the posture of historians in the sense of integrating the black people to the educational history effectively.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4873
ISSN: 22363459
metadata.dc.rights.license: Disponível sob uma licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: História da Educação <http://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/index>. Acesso em: 19 mar. 2015.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ApontamentosRelaçãoFormas.pdf206,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.