Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4839
Título: A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
Título(s) alternativo(s): The magazine Ciência Hoje das Crianças in school literacy : the retextualization of popular science articles.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Santos, Marcelo Giordan
Palavras-chave: Aprendizagem
Discourse
Divulgação científica
Primary education
Relato de leitura
Data do documento: 2014
Referência: ALMEIDA, S. A. de; Santos, M. G. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 41, p. 1-16, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022014005000018&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 out. 2014.
Resumo: Este trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4o ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.
Resumo em outra língua: This paper discusses how children’s discourses in the classroom (re)produce articles of the magazine Ciência Hoje das Crianças. For this purpose, we analyzed an episode in which the children reported on the texts they had read at home. Bakthin’s concepts regarding verbal interaction and microgenetic analysis inspired the theoretical and methodological perspective of analysis. We recorded the work in science classes with children aged 9 to 10 years (4th grade of primary education), in a public school of Belo Horizonte city, Minas Gerais state. We observed that children’s discourses contain some aspects of the language of science popularization and of orality. Organizing the class according to the science popularization magazine, in its original support, resulted in retextualizations with evidence of the understanding of the popular science texts, whether for their informative characteristics or for their narrative nature. Furthermore, the analysis of the interaction between orality and writing in the reading reports evidenced that children use science popularization texts both as a discursive practice and as an object, which was related to the development of the metalanguage competence. In this view, retextualization is a literacy practice that allows expressing knowledge, constructing ideas and the ability to use explanatory language.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4839
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041219
ISSN: 1678-4634
Licença: Todo o conteúdo do periódico Educação e Pesquisa, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação e Pesquisa <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1517-9702&nrm=iso&rep=&lng=pt>. Acesso em: 07 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RevistaCiênciaHoje.pdf202,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.