Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4819
Title: Projetos pedagógicos para a formação de professores : um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil.
Other Titles: Pedagogic projects to train teachers : a comparative study on strategies and practices in three universities of Brazilian Southeast.
Authors: Albuquerque, Helena Machado de Paula
Haas, Celia Maria
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Keywords: Formação de professores
Pedagogia
Políticas públicas de educação
Projeto pedagógico
Issue Date: 2012
Citation: ALBUQUERQUE, H. M. de P.; HAAS, C. M.; ARAÚJO, R. M. B. de. Projetos pedagógicos para a formação de professores : um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil. Eccos Revista Científica, v. 29, p. 153-169, 2012. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/3002/2373>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Abstract: No presente artigo temos por objetivo estudar comparativamente os projetos pedagógicos institucionais de três universidades da Região Sudeste do Brasil que participam do Projeto de Pesquisa intitulado “O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura”, com propósito de compreender o processo de construção dos respectivos projetos pedagógicos, a partir das exigências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares, aprovadas pela Resolução CNE/CP nº 1/2006. Definiram-se, para tanto, três categorias de análise como critérios para o estudo: a) o significado de ser pedagogo no projeto pedagógico; b) o projeto pedagógico e o currículo; e, c) a nova legislação e o projeto pedagógico. Como resultado reconheceu-se que o cuidado com a legislação é explicitado diferentemente em cada projeto pedagógico, dependendo funda¬mentalmente dos propositores. _______________________________________________________________________
ABSTRACT: In this article we have for objective to study comparatively the pedagogical institutional projects of three universities in the Southeast Region of Brazil that are part of the research project called “The meaning of becoming a pedagogue to students taking the new course of Pedagogy (License)”. The purpose is to understand how pedagogic projects are pieced together in compliance to curricular directives passed by Resolution CNE/CP 1/2006. Three categories of analysis were set as criteria for the study: a) the meaning of becoming a pedagogue in the pedagogic project; b) the pedagogic project and the curriculum; c) new legislation and the pedagogic project. It was acknowledged that attention to and compliance with legislation is viewed in different ways in each pedagogic project, essentially due to the proposers’ conceptions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4819
ISSN: 19839278
metadata.dc.rights.license: Disponível sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Fonte: EccoS – Revista Científica <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos>. Acesso em: 12 mar. 2015.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ProjetosPedagógicosFormação.pdf358,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.