Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4813
Title: A cobra-de-duas-cabeças na percepção dos moradores do povoado de Itatiaia, Minas Gerais.
Other Titles: The two-headed snake in the view of the inhabitants of Itatiaia village, Minas Gerais, Brazil.
Authors: Mateus, Michelle Barbosa
Pinto, Lorena Cristina Lana
Moura, Mário Ribeiro de
Pires, Maria Rita Silvério
Keywords: Anfisbenas
Two headed snake
Etnoherpetologia
Folk knowledge
Issue Date: 2011
Citation: MATEUS, M. B. et al. The two-headed snake in the view of the inhabitants of Itatiaia village, Minas Gerais, Brazil. Biotemas, v. 24, p. 111-117, 2011. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/2175-7925.2011v24n3p111/18773 >. Acesso em: 15 out. 2014.
Abstract: Os anfisbenídeos são répteis Squamata de hábito fossorial, conhecidos popularmente como cobra-de-duas-cabeças. São animais pouco conhecidos no meio urbano, embora sejam presentes no cotidiano da população rural. Com o objetivo de registrar o conhecimento popular, bem como lendas e crendices relativas a estes animais, desenvolveu-se um estudo etnobiológico no povoado de Itatiaia, Minas Gerais. Aspectos ecológicos e biológicos dos anfisbenídeos foram abordados em entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 48 moradores do povoado, entre os meses de abril a novembro de 2009. Foram entrevistados apenas os indivíduos que permitiram acesso aos seus conhecimentos e crenças. Os dados foram analisados segundo o modelo de união das diversas competências individuais. De acordo com o número de moradores que foram entrevistados, é possível afirmar que a população classifica os anfisbenídeos como serpentes, os consideram como animais perigosos, favorecendo a morte desses sempre que encontrados. A etnozoologia pode ser utilizada como uma importante ferramenta para se obter informações sobre os anfisbenídeos e, se associada a atividades educativas, pode também contribuir para a conservação destes animais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4813
ISSN: 21757925
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicado pela revista Biotemas estão licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported, que permite copiar e distribuir o materia em qualquer mídia ou formato. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 20 out. 2014.
Appears in Collections:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CobraDuasCabeças.pdf261,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.