Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/4761
Título : Interação ractopamina e hormônio do crescimento no metabolismo de ratas hipofisectomizadas.
Autor : Barros, Bianca Sacramento
Curtis, Filipe
Silva, Leonardo Rafael da
Costa, Tauany
Lobato, Raquel Vieira
Pereira, Luciano José
Zangerônimo, Márcio Gilberto
Silva, Marcelo Eustáquio
Sousa, Raimundo Vicente de
Palabras clave : Hormônio do crescimento
Ractopamina
Ratas
Fecha de publicación : 2013
Citación : BARROS, B. S. et al. Interação ractopamina e hormônio do crescimento no metabolismo de ratas hipofisectomizadas. Biotemas, v. 26, p. 241-252, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/viewFile/2175-7925.2013v26n4p241/25751>. Acesso em: 20 fev. 2015.
Resumen : A ractopamina e o hormônio do crescimento têm sido muito estudados por conta de sua capacidade de gerar uma melhor partição de nutrientes no organismo, proporcionando aumento na síntese proteica muscular e lipólise no tecido adiposo. Assim, este artigo tem por objetivo verificar os efeitos da interação entre essas substâncias no metabolismo de ratas hipofisectomizadas e seus efeitos individuais sobre a composição corporal desses animais. Trinta ratas Fisher foram distribuídas em cinco tratamentos, sendo um grupo controle normal, um controle hipofisectomizado e os outros três grupos de animais hipofisectomizados tratados com ractopamina (80 mg/kg/dia), com hormônio do crescimento (4 mg/kg/dia) e com a associação dos dois, todos com seis repetições em cada grupo. A associação das duas substâncias proporcionou maior porcentagem de proteína e diminuição do extrato etéreo na carcaça dos animais. Além disso, ocasionou aumento na ingestão de água, na produção urinária e diminuição do peso relativo dos rins, fígado e baço quando comparado ao grupo controle. O uso do hormônio do crescimento proporcionou maior ganho de peso final e eficiência alimentar, menor peso cardíaco e aumento da glicemia, e o uso da ractopamina ocasionou maior peso pulmonar, aumento no colesterol total e IGF-1 e diminuição na concentração de peptídeo C.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4761
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p241
ISSN : 2175-7925
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pela revista Biotemas estão licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported, que permite copiar e distribuir o material em qualquer mídia ou formato. Fonte: Biotemas <https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2014.
Aparece en las colecciones: DEALI - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_InteraçãoRactopaminaHormônio.pdf391,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.