Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4761
Title: Interação ractopamina e hormônio do crescimento no metabolismo de ratas hipofisectomizadas.
Authors: Barros, Bianca Sacramento
Curtis, Filipe
Silva, Leonardo Rafael da
Costa, Tauany
Lobato, Raquel Vieira
Pereira, Luciano José
Zangerônimo, Márcio Gilberto
Silva, Marcelo Eustáquio
Sousa, Raimundo Vicente de
Keywords: Hormônio do crescimento
Ractopamina
Ratas
Issue Date: 2013
Citation: BARROS, B. S. et al. Interação ractopamina e hormônio do crescimento no metabolismo de ratas hipofisectomizadas. Biotemas, v. 26, p. 241-252, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/viewFile/2175-7925.2013v26n4p241/25751>. Acesso em: 20 fev. 2015.
Abstract: A ractopamina e o hormônio do crescimento têm sido muito estudados por conta de sua capacidade de gerar uma melhor partição de nutrientes no organismo, proporcionando aumento na síntese proteica muscular e lipólise no tecido adiposo. Assim, este artigo tem por objetivo verificar os efeitos da interação entre essas substâncias no metabolismo de ratas hipofisectomizadas e seus efeitos individuais sobre a composição corporal desses animais. Trinta ratas Fisher foram distribuídas em cinco tratamentos, sendo um grupo controle normal, um controle hipofisectomizado e os outros três grupos de animais hipofisectomizados tratados com ractopamina (80 mg/kg/dia), com hormônio do crescimento (4 mg/kg/dia) e com a associação dos dois, todos com seis repetições em cada grupo. A associação das duas substâncias proporcionou maior porcentagem de proteína e diminuição do extrato etéreo na carcaça dos animais. Além disso, ocasionou aumento na ingestão de água, na produção urinária e diminuição do peso relativo dos rins, fígado e baço quando comparado ao grupo controle. O uso do hormônio do crescimento proporcionou maior ganho de peso final e eficiência alimentar, menor peso cardíaco e aumento da glicemia, e o uso da ractopamina ocasionou maior peso pulmonar, aumento no colesterol total e IGF-1 e diminuição na concentração de peptídeo C.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4761
ISSN: 21757925
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados pela revista Biotemas estão licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Unported, que permite copiar e distribuir o material em qualquer mídia ou formato. Fonte: Biotemas <https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2014.
Appears in Collections:DEALI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_InteraçãoRactopaminaHormônio.pdf391,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.