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dc.contributor.authorCunha, Maria Amália de Almeida-
dc.contributor.authorNunes, Célia Maria Fernandes-
dc.date.accessioned2015-03-25T16:01:38Z-
dc.date.available2015-03-25T16:01:38Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCUNHA, M. A. de A.; NUNES, C. M. F. O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur: como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, p. 9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2239/1910>. Acesso em: 23 mar. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4754-
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar a contribuição da disciplina Sociologia da Educação nos processos de formação continuada para professores em exercício. Para tanto, recorremos ao uso do conceito de habitus de Bourdieu, entendido aqui como uma gramática geradora das práticas e que pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de formação continuada aos professores da educação básica, uma vez que estes, ao desenvolverem uma prática reflexiva e experimentarem rotinas não prescritivas em sua prática, podem romper a distância que separa o mundo da formação inicial e o exercício de sua prática, campo em que emergem as ambiguidades da profissão. Os trabalhos de formação continuada em parceria com a Universidade podem representar o ‘termo ausente’ que faltava na atividade laboral do professor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleO habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur : como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Tempos e Espaços em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/618>. Acesso em: 01 fev. 2017.pt_BR
dc.description.abstractenThis article analyzes the contribution of the discipline sociology of education in the processes of continuing education for practicing teachers. To this end, we resorted to the use of Bourdieu’s concept of habitus, understood as a generative grammar of practices that can be a useful tool for work of continuing education for teachers of basic education, since these, in developing a reflective practice routines and try not prescriptive in their practice, may break the distance that separates the world of training and exercise of their practice field in the ambiguities that emerge from the profession. The work of continuing education in partnership with the University may represent the ‘missing word’ missing in the work activity of the teacher.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2239-
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